Nas Notícias

Idoso milionário que casou com mulher 50 anos mais nova estava incapaz

Está mais perto do fim o caso do casamento do idoso milionário com a ex-funcionária que era 50 anos mais nova. O relatório psiquiátrico pedido pelo Tribunal de Bragança considera que Francisco Marcolino, falecido a 7 de julho aos 101 anos, estava incapaz desde 2011.

O caso chegou a tribunal depois do casamento do empresário, em maio, com Rita Monteiro, que era empregada da família há cerca de 30 anos.

O noivo tinha 101 anos, a noiva 52. Três dos quatro filhos do milionário recorreram à justiça por entenderem que Rita Monteiro pretendia apoderar-se da fortuna do idoso, avaliada em cerca de dois milhões de euros.

O Tribunal de Bragança encomendou um relatório psiquiátrico ao Instituto de Medicina Legal e os resultados validam a pretensão dos filhos.

Segundo os especialistas, Francisco Marcolino (que morreu a 7 de julho, pouco depois do casamento) estava incapaz de gerir os bens e até de reger a própria pessoa desde outubro de 2011.

O idoso era independente até essa altura, mas a partir daí começaram a acumular-se o registo de incidentes, como entradas nas urgências do Hospital de Bragança.

“O histórico dá conta de síndrome demencial e que ele está totalmente dependente”, alegou, no início do processo, o filho Manuel Marcolino: “Não sei como é possível virem uns médicos a casa dele e em 10 minutos de avaliação passarem um atestado a dizer que ele está capaz”.

Francisco Marcolino e Rita Monteiro casaram a 4 de maio, no Registo Civil de Ribeira de Pena.

 

Em destaque

Subir