Nas Notícias

IC 27 e ponte internacional são problemas locais, justifica o Governo

auto_estradaOs projetos de construção do IC 27, entre Beja e Alcoutim, e da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar vão ser abandonados por falta de meios. Segundo o Governo, a ponte seria “de interesse apenas local”, pelo que têm de ser as autoridades locais a financiar a obra.

Não vai haver IC 27, a via rápida que devia aproximar o IP2 em Albernoa (perto de Beja) a Alcoutim. A ligação regional para aumentar a proximidade entre o Alentejo e o Algarve não vai sair do papel por falta de meios. A decisão, já assumida pelo Governo, implica também o abandono do projeto de construção da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar.

Segundo a justificação do Governo, a ponte entre Portugal e Espanha seria “uma ligação de interesse apenas local, pelo que o seu financiamento e construção competem apenas às autoridades locais”. Foi esta a resposta que dois deputados do PCP revelaram ter recebido do Executivo de Passos Coelho.

“Desta forma, o Governo abandona na prática o projeto de construção da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar, visto que, obviamente, as autoridades locais não dispõem de meios para financiar e construir esta infraestrutura, assim como abandona o projeto de conclusão do IC27”, lamentam João Ramos, deputado eleito por Beja, e Paulo Sá, por Faro.

No entender dos comunistas, “ao deixar cair os projetos da Ponte Internacional Alcoutim-Sanlúcar e do IC27, o Governo manifesta a sua total indiferença pelo futuro do Nordeste Algarvio e Sudeste Alentejano, abandonando estas regiões à sua sorte”.

Em destaque

Subir