A tecnologia avança a um ritmo estonteante. Os smartphones e a tecnologia que os mesmos albergam são a prova disso. Estes dispositivos estão em praticamente tudo o que fazemos seja trabalho ou lazer.
Um dos calcanhares de Aquiles dos smartphones são, como sabemos, as baterias. É sobre estas que a tecnologia parece não ter avançado o tanto quanto era desejado. É fraca a sua autonomia face às funcionalidades dos aparelhos. É demorado o seu tempo de carregamento face ao nosso tempo disponível em muitas ocasiões.
A pensar nisso a chinesa Huawei desenvolveu uma tecnologia que permite carregar a bateria do smartphone num espaço de tempo muito mais curto do que o que conseguimos atualmente.
A marca promete um recarregamento de cerca de 50 por cento da bateria em apenas 5 minutos. Apesar de parecer pouca carga, a verdade é que pode ser o suficiente em determinadas circunstâncias.
“A Huawei está confiante que este avanço no carregamento rápido de baterias vai conduzir a uma revolução nos dispositivos eletrónicos, especialmente junto de smartphones, veículos elétricos, wearables e baterias externas. Em breve vamos poder carregar as nossas baterias por completo enquanto vamos buscar um café”, escreveu a Huawei num comunicado.
O segredo para recarregar cerca de 50 por cento da bateria em apenas 5 minutos está num novo padrão de ligação entre os elétrodos que permite um carregamento muito mais rápido do que o habitual.
Convém salientar que este teste foi efetuado utilizando uma bateria de 3000mAh. Ou seja, numa bateria da maior parte dos smartphones, que ronda os 2000mAh, é possível um carregamento quase total da sua carga neste espaço de tempo (5 minutos), o que por si só já seria um grande avanço.