Economia

Houve 41 queixas por dia no Banco de Portugal em 2012

banco-portugalDados do Banco de Portugal (BdP) dão conta de um aumento de reclamações por parte de clientes, em 2012, a uma média de 41 por dia, num total que atinge 15 603 queixas. Os visados nessas queixas, instituições bancárias e financeiras, não tiveram razão na maioria dos casos.

Há um aumento do número de queixas apresentadas por clientes, no BdP, contra instituições financeiras e bancárias. Dados divulgados hoje, relativos a 2012, dão conta de uma inversão da descida de queixas, que se assinalara até ao ano passado.

Segundo o Banco de Portugal, em 2012, houve 15 603 denúncias contra entidades que atuam no mercado nacional, o que representa um aumento de 6,2 por cento, em comparação com 2011.

Na maioria dos casos, as denúncias apresentadas pelos clientes tiveram provimento na entidade liderada por Carlos Costa. O BdP revela que em 56 por cento dos casos houve verificação de infrações, por parte dos próprios bancos, sendo que o problema foi resolvido pela “instituição de crédito, por sua iniciativa imediata ou por recomendação e/ou determinação específica”.

Mas se há mais reclamações, há também maior capacidade de resposta perante os problemas detetados. As respostas a essas queixas, em 2012, foram resolvidas em apenas 36 dias, em média, o que representa uma descida de 12 dias, em comparação com o ano anterior.

Em 2012, o Banco de Portugal fez 1102 recomendações, nas quais “exigiu às instituições supervisionadas a correção dos incumprimentos e irregularidades detetados”, de acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira.

Em destaque

Subir