Mundo

Hospital condenado por tentar ‘curar’ um homossexual

Um hospital psiquiátrico de Zhumadian, na China, foi condenado num caso em que impôs um tratamento a uma pessoa, que foi diagnosticada com “problemas de orientação sexual”. M. Yu foi admitido na unidade de saúde, impedido de sair e sujeito a tratamentos cruéis.

A unidade de saúde localizada na província de Henan foi condenada num caso em que tentou impor um “tratamento” de uma pessoa homossexual.

M. Yu, um homem que pedira o divórcio depois de assumir a sua orientação sexual, foi submetido a uma terapia sem qualquer eficácia, durante 19 dias.

Esteve amarrado à cama do hospital, foi obrigado a tomar comprimidos, com ameaças de espancamento, com a finalidade de “corrigir” a orientação, adianta a France-Presse, que cita o documento com a sentença do tribunal.

“Este veredito é importante para a comunidade homossexual porque nenhuma lei oferece proteção”, salientou Peng Yanhui, responsável por uma organização que defende os direitos LGBT na China, citado pelo Diário de Notícias.

Refira-se que a China retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais, em 2001. No entanto, desde então, muitas pessoas continuam a ser alvo de discriminação e tratamentos médicos inócuos.

Em destaque

Subir