TV

A homenagem a Quinito, o “romântico” que o futebol se recusa a esquecer

Um drama familiar afastou Quinito do futebol, mas quem gosta da bola não consegue esquecer o treinador que escolhia “o Gomes e mais dez”. Amanhã, a SportTv mete “a carne toda no assador” e emite ‘À minha maneira’, um documentário sobre o último “romântico” do futebol português.

Sporting de Braga, Rio Ave, Sporting de Espinho, FC Porto, Marítimo, Portimonense, União de Leiria, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Belenenses e Estrela da Amadora estão unidos por um único nome: Quinito.

O ‘Quinas’ retirou-se do futebol há 15 anos, quando tinha 52 de idade. A morte de um filho levou-o a refugiar-se na vida familiar, abandonando um futebol que marcou enquanto protagonista.

Quem conviveu com o Quinas chama-lhe “lírico”, “poeta”, “agitador”, “libertino” e “mágico”. “É um romântico”, disse o ‘rei das subidas’ Vítor Oliveira, talvez o último do futebol português.

O treinador que cunhou a expressão “meter a carne toda no assador”, que queria comprar o “pastelão” Pedro Barbosa para o ver a jogar “no quintal lá de casa”, que escolhia “o Gomes e mais dez” e que foi para a final da Taça (1982) de smoking branco é o protagonista de ‘À minha maneira’, um documentário que a SportTv emite amanhã no programa ‘ReporTv’.

Uma homenagem ao treinador que, “se pudesse, oferecia rosas aos jogadores todos os dias” e ficava no banco a desejar “só ter orgasmos”.

https://www.facebook.com/ReporTv/videos/1101254709917084/?fref=nf

Em destaque

Subir