Desporto

Holanda: Jovens que mataram árbitro Richard Nieuwenhuizen vão para a prisão

Richard NieuwenhuizenRichard NieuwenhuizenTribunal holandês tornou pública a decisão esta segunda-feira. Seis envolvidos foram condenados a pena de prisão, além do pai de um deles, que ficará atrás das grades por seis anos.

Foi um caso que chocou o mundo. A 3 de dezembro de 2012, Richard Nieuwenhuizen, um árbitro assistente de futebol com 41 anos, morria no hospital da região de Almere , acerca de 40 quilómetros de Amesterdão, um dia depois de ter sido barbaramente agredido no final de uma partida entre equipas de jovens amadores, com idades entre os 15 e os 17 anos.

A polícia deteve vários suspeitos, mas apenas oito acabariam por ser acusados. Esta segunda-feira foi lida a sentença na Holanda.

Seis adolescentes foram condenados a pena de prisão, dois anos de efetiva mais seis meses de pena suspensa.

O pai de um deles, também envolvido nas agressões, fica condenado com a pena mais pesada, seis anos de prisão efetiva. O oitavo envolvido, também adolescente, acabou por ser ilibado do processo.

Na leitura da sentença a juíza acabou contudo por justificar o porquê dos jovens não terem sido condenados com penas mais pesadas. Na análise do tribunal holandês, nenhum dos envolvidos teve clara intenção de matar.

Richard Nieuwenhuizen era fiscal de linha amador, tinha 41 anos e deixa esposa e três filhos.

Em destaque

Subir