Ralis

Hirvonen mantém comando no Rali de Portugal mas Armindo Araújo despista-se

Hirvonen7Mikko Hirvonen manteve o comando do Vodafone Rali de Portugal na segunda secção do segundo dia completo da prova, que marcou o fim das aspirações de Armindo Araújo a um lugar no top dez e, consequentemente, aos pontos.

O finlandês da Citroen não ganhou nenhuma das seis classificativas que compunham a etapa, mas controlou perfeitamente a vantagem que detinha sobre os seus mais directos perseguidores, ao ponto mesmo de dilatá-la para mais de um minuto.

Daí que o interesse residiu na luta pelo segundo posto, bem acesa entre Evgeny Novikov e Mads Ostberg. O menor conhecimento do terreno e más escolhas de pneus por parte do russo acabaram por permitir ao norueguês da terminar o dia à frente do seu adversário, que parte para a derradeira etapa a de 11 segundos do piloto da Adapta Ford.

Mas outro ponto de intetesse foi a recuperação de Petter Solberg, que depois de dominar a secção matinal precisou apenas de duas classificativas para chegar ao quarto lugar da classificação geral. Contudo a sorte voltaria a não estar do lado do norueguês da Ford, cujo Fiesta WRC ficou sem direcção assistida no último troço do dia.

Isso significou a recuperação da posição por parte de Nasser Al Attyah, que com pouca experiência das classificativas algarvias poucos argumentos tem para contrariar Solberg, que no domingo deverá voltar a tentar arrecadar os preciosos pontos do quarto posto.

Dani Sordo esteve em destaque, mesmo sem já ter quaisquer possibilidades de conseguir um bom resultado em terras lusas, pois impôs em duas da especiais do dia, mostrando que quando o seu Mini funciona bem a rapidez está lá. Infelizmente o carro preparado pela Prodrive não ajudou a causa do piloto espanhol, que terminou o dia na 12ª posição.

No entanto, pior sorte teve Armindo Araújo, já que um erro de notas na derradeira classificativa fê-lo sair de estrada e partir um braço de suspensão do seu Mini. Acidente que significou o adeus a um lugar entre os dez primeiros, mesmo se possa alinhar no último dia ao abrigo da regra super-rali.

Se não fosse o percalço, o piloto português poderia ter tirado partido do despiste de Patrick Sandell na segunda passagem pela especial de Almodôvar e dos problemas sentidos por Jari Ketomaa, que assim pôde regressar ao Estádio do Algarve ainda entre os dez primeiros.

Classificação após a PE 16

1.º Mikko Hirvonen (Citroen DS3 WRC) 2h59m33.6s

2º Mads Ostberg (Ford Fiesta WRC) a 1m11.9s

3º Evgeny Novikov (Ford Fiesta WRC) a 1m41.2s

4º Nasser Al-Attiyah (Citroen DS3 WRC) a 6m10.1s

5º Petter Solberg (Ford Fiesta WRC) a 6m26.5s

6º Martin Prokop (Ford Fiesta WRC) a 6m47.5s

7º Dennis Kuipers (Ford Fiesta WRC) a 7m29.8s

8º Sebastien Ogier (Skoda Fabia S2000) a 8m00.2s

9º Peter van Merksteijn (Citroen DS3 WRC) a 8m38.7s

10º Jari Ketomaa (Ford Fiesta WRC) a 11m36.7s

 

Em destaque

Subir