Nas Notícias

Freguesias em protesto juntam “mais de 200 mil portugueses” em Lisboa

protesto_freguesiasAs freguesias mobilizaram-se em protesto contra a anunciada reforma do mapa autárquico, já aprovada na generalidade pelo Parlamento. Segundo o presidente da Anafre, Armando Vieira, estiveram “mais de 200 mil portugueses” no Rossio (Lisboa) a defender o direito ao Poder Local de proximidade.

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) terá reunido hoje, no Rossio (Lisboa), “mais de 200 mil portugueses” num protesto em defesa da manutenção das freguesias. O número foi avançado pelo presidente da associação, Armando Vieira, que justificou a continuidade das freguesias por serem as autarquias mais próximas do povo.

As freguesias, reforçou, existem por causa da “gente com rosto”, das pessoas que recorrem às autarquias por saberem que lá encontram uma cara conhecida: “são os que nos estendem a mão que apertamos, os que nos contam os seus problemas, que partilhamos e gente anónima para outros, mas a quem chamamos pelos nomes”.

Mais do que uma manifestação de desagrado, o protesto foi “uma grande lição de força e humildade” e teve o apoio de muitas coletividades, pois o movimento associativo não podia deixar de se associar a esta concentração que também foi a “grande afirmação cultural, etnográfica, demonstrativas das raízes, da riqueza e da representatividade das freguesias”.

Apesar da proposta de lei já ter sido aprovada pela Assembleia da República na generalidade, o presidente da Anafre acredita que ainda será possível modificar a proposta. Citando o poeta, “não é por ali” que a reforma deve seguir. Segundo Armando Vieira, esse trabalho só será viável quando efetuado em parceria com as freguesias e não contra elas.

Em destaque

Subir