Tecnologia

Hewlett-Packard (HP) manda para a rua quase 30 mil em dois anos

hp-logoEmpresa norte-americana tenta reestruturar-se despedindo cerca de oito por cento dos seus quadros. Despedimentos em massa devem ocorrer até final de 2014.

A Hewlett-Packard, empresa ligada às tecnologias de informação, fundada em 1939, vai despedir cerca de 29 mil funcionários, oito por cento do seu total de colaboradores. O objetivo é iniciar uma reestruturação interna na empresa, segundo afirma Meg Whitman, diretora executiva da companhia.

Recorde-se que, no passado mês de agosto, a empresa apresentou números péssimos e recordistas. No terceiro trimestre de 2012, foram quase nove mil milhões de dólares em perdas, uma realidade nunca antes conhecida pela HP.

Assim, a companhia norte-americana, com 73 anos de história, vai avançar com a dispensa em massa de milhares de funcionários para tentar dar a volta às contas. A decisão já foi comunicada às entidades reguladores norte-americanas e os processos devem alongar-se até ao final do ano de 2014.

A concorrência e a quebra de vendas, sobretudo no mercado dos PC’s, são as principais razões para esta crise da HP, que continua a apostar forte no mercado das empresas. Este acaba no entanto por não ser suficiente.

Na verdade, já em maio passado, a fabricante norte-americana havia comunicado a decisão. Agora, e depois de conhecidos os resultados do segundo trimestre do ano, a HP decidiu aumentar o número de despedimentos, de 27 para 29 mil.

Em comunicado, a companhia refere contudo que os mesmos devem acontecer por parte dos funcionários de forma involuntária, em casos de trabalhadores que estejam à beira da reforma.

Em destaque

Subir