Tecnologia

Há uma parte do corpo que se desconhecia e que acaba de ser descoberta

joelho ligamentojoelho 600Pensava-se que a anatomia humana estava descoberta, mas um ligamento no joelho, encontrado por dois cirurgiões ortopédicos belgas, vem contrariar aquela evidência. Steven Claes e Johan Bellemans chamaram-lhe o “ligamento anterolateral”.

Afinal, o corpo humano não estava completamente decifrado. Dois cirurgiões belgas, Steven Claes e Johan Bellemans, vêm ‘acrescentar’ mais um elemento, que se situa no joelho e que foi batizado com o nome “ligamento anterolateral”.

Como o próprio nome indica, trata-se de um ligamento, que estava, até agora, escondido. Esta descoberta vem colocar dúvidas sobre as certezas da anatomia humana. Que outros órgãos se escondem em nós e que permanecem ocultos, após séculos de investigação?

Este novo elemento do corpo humano já foi confirmado. Nunca tinha sido descoberto, em virtude da sua localização. Mas acrescenta-se informação importante: estima-se que três por cento da população não o tenha. Os médicos belgas, investigadores da Universidade de Leuven, na Bélgica, garantem que o ligamento anterolateral está presente em 97 por cento das pessoas.

Steven Claes e Johan Bellemans não podem, no entanto, chamar a si todos os louros desta descoberta. Na verdade, este ligamento no joelho já tinha sido postulado por um cirurgião francês, em 1879. Faltava apenas a confirmação deste elemento, que Claes e Bellemans acabam de conseguir.

O ScienceDaily apresentou o novo ligamento, bem como o estudo que suporta a sua existência, realçando o médico dos dois médicos belgas. A Anatomical Society destaca que os investigadores conseguiram lembrar ao mundo que “o conhecimento da anatomia básica do corpo humano ainda não acabou”.

Este trabalho de investigação sobre o joelho foi publicado no ‘Journal of Anatomy’, publicação do Reino Unido. Abre horizontes no tratamento de lesões, sobretudo em desportistas que estão muito sujeitos a mazelas no ligamento cruzado anterior do joelho.

Em destaque

Subir