Cultura

Há um concurso de fotos feitas com iPhone e um português foi premiado

ippawards

Sabia que, nos últimos nove anos, tem sido realizado um concurso para fotografias registadas com um iPhone? Entre os milhares de concorrentes houve um português premiado. César Bernardo foi o terceiro classificado na categoria ‘Lifestyle’.

Desde que o iPhone surgiu, em 2007, que uma organização tem promovido o iPhone Photography Awards, que este ano cumpriu a nona edição.

As fotografias a concurso têm de cumprir um único requisito: terem sido registadas com o recurso ao emblemático smartphone da Apple ou com um iPad.

E, este ano, houve um português premiado. César Bernardo, de Vila Franca de Xira, foi distinguido com o terceiro prémio na categoria ‘Lifestyle’.

O grande vencedor, todavia, é polaco. Michal Koralewwski fotografou um compatriota a tocar acordeão. “O rosto dele foi a primeira coisa que eu notei. Era tão expressivo e bonito à sua maneira, era como um livro aberto, quase que se podia ler a história da vida dele nas rugas”, comentou o premiado, que recebeu uma barra de ouro e um Apple Watch.

David Craik, do Reino Unido, foi o segundo classificado, com uma imagem de dois pássaros: “Depois do primeiro pousar e eu ver a sombra na parede branca atrás dele eu sabia que seria uma grande imagem a ser registada”.

Já o terceiro grande prémio foi para o outro lado do Atlântico. Yvonne Lu, de Nova Iorque, registou uma cena comovente num comboio: um casal a dormir, abraçado. “Parece que não precisam de mais nada no mundo”, afirmou.

O concurso teve 19 categorias e recebeu milhares de candidaturas, oriundas de 120 países.

Ao todo, foram atribuídos 57 prémios.

Se quiser tentar a sua sorte tem até 31 de março de 2016 para apresentar uma fotografia, que não pode ser editada de forma alguma.

ippawards 01

Em destaque

Subir