Nas Notícias

Há três milhões de armas nas mãos de portugueses, metade são ilegais

armausy arma 510Um em cada três portugueses tem armas na sua casa, sendo que metade são ilegais, adianta o Diário de Notícias, que cruza dados do Departamento de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Universidade de Coimbra. Existem em Portugal mais armas ilegais (1,4 milhões) do que legalizadas (1,4 milhões).

Há cerca de três milhões de armas em território português, de acordo com dados do DN, diário que publica na sua edição de hoje uma reportagem sobre esta realidade em Portugal, dias depois da morte de um menor, que brincava com uma arma.

Cerca de metade dessas armas (mais de 1,5 milhões) estão ilegais, segundo dados da Universidade de Coimbra. Isto significa que existem em Portugal mais armas ilegais do que legalizadas (1,4 milhões, indica o Departamento de Armas e Explosivos da PSP).

Esta realidade é agravada pelo facto de grande parte dos portadores de armas não possuir licença de porte de arma. As autoridades deparam-se com esta realidade nas inúmeras apreensões que fazem, no âmbito de diversas investigações policiais de combate à criminalidade.

Desconhecem-se, no entanto, números oficiais sobre a quantidade de pessoas que têm armas em casa que estão ilegais.

A maior parte das pistolas, metralhadoras (soviéticas e israelitas, utilizadas em criminalidade violenta) e espingardas é proveniente do leste europeu. No entanto, há outros locais de origem desse armamento.

Nos últimos anos, nota-se uma queda no número de pedidos de licenciamento, o que pode ser justificado com as regras mais exigentes que a lei prevê, para se obter licenças.

Em 2012, de acordo com o Diário de Notícias, 5199 portugueses pediram licença de porte de armas, enquanto em 2011 esse número era ligeiramente superior: 5353. Em 2010, contaram-se 5450 pedidos. Dados que comprovam uma tendência de quebra.

Em destaque

Subir