Nas Notícias

Guimarães, Cidade Europeia do Desporto no próximo ano

guimaraesGuimarães é Cidade Europeia do Desporto em 2013, após eleição da ACES Europe, divulgada hoje. Esta nomeação junta-se a uma outra, já conhecida: ‘Guimarães, Capital Europeia da Cultura’, em 2012.

Guimarães foi nomeada Cidade Europeia do Desporto em 2013, o que representa a primeira eleição de uma cidade portuguesa na classe de cidades com número de habitantes entre 100 mil e 250 mil. A distinção foi tornada pública neste sábado, por parte da ACES, Associação das Capitais Europeias do Desporto.

Recorde-se que Guimarães já é Capital Europeia da Cultura no ano em curso. Em 2013, será Cidade Europeia do Desporto, dividindo o estatuto com as cidades transalpinas de Modena, Cremona e Reggio Calabria, além da cidade de espanhola de Lorca.

A ACES obriga as cidades que recebem esta nomeação a organizarem pelo menos 30 eventos desportivo ao longo do ano, sendo que os responsáveis de Guimarães pretendem chegar mais além e realizar, pelo menos 52 eventos na cidade, o que representa uma média de um evento de desporto por semana em solo vimaranense.

A eleição decorreu no Pavilhão Multiusos de Guimarães, numa cerimónia que contou com as presenças do membro do Governo Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude, além do presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, bem como o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães.

Entre outras personalidades da cidade de Guimarães que assistiram à nomeação do berço da nação destacam-se as presenças do presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, e de Pedro Mendes e Fernando Meira, dois internacionais portugueses que serviram as cores do Vitória e que se tornaram, além de nomes de referência no desporto da cidade, embaixadores da Cidade Europeia do Desporto

Em destaque

Subir