Tecnologia

Guerra das patentes: Google apresenta queixa de parceira Microsoft-Nokia

google1Gigante da Internet acusa as duas empresas de estarem a unir esforços para prejudicar a concorrência. Queixa já entrou em Bruxelas mas Microsoft ainda não se pronunciou sobre o caso, ao contrário da Nokia.

Patentes e empresas ligadas à tecnologia, é quase como rimasse. Desta vez é a Google a apresentar queixa da Microsoft e da Nokia, duas companhias parceiras na área dos smartphones.

A gigante do maior motor de pesquisa do mundo acusa ambas de estarem a desenvolver esforços em conjunto para prejudicar a concorrência, ao aumentar o preço dos smartphones para as operadoras de telecomunicações. Basicamente, segundo o que a Google avança, o objetivo das duas empresas é a adoção de uma política agressiva no que toca a propriedade industrial, ou seja, à venda das patentes que detêm.

A queixa já foi apresentada da Comissão Europeia e aguarda agora a análise por parte dos responsáveis. Enquanto que a Microsoft se mantém em silêncio, para já, a Nokia já comentou o caso, afirmando que, embora não tenha visto este dossier, afirma que Google está equivocada nesta situação. Um responsável da empresa finlandesa sublinha que as duas empresas estão no mercado dos smartphones de forma independente, embora sejam parceiras na parte dos sistemas operativos.

Recorde-se que os smartphones Nokia são incorporados com software de Microsoft, o Windows Phone.

Em destaque

Subir