Economia

Volkswagen anuncia lucros históricos de 15,8 mil milhões de euros em 2011

volkswagen-group-flagsA empresa alemã Volkswagen anunciou lucros de 15,8 mil milhões de euros em 2011, o dobro em relação ao ano anterior e batendo o seu máximo histórico. O grupo germânico, que integra marcas como a Audi, a Seat e a Sköda vai comunicar oficialmente os resultados no próximo dia 12 de Março.

A empresa com sede em Wolfsburg divulgou os pormenores dos resultados do ano passado – anunciados oficialmente a 12 de Março – com um lucro de 15,8 mil milhões de euros., batendo o seu máximo histórico.

O lucro antes de impostos e amortizações no ano passado do grupo Volkswagen ascendeu aos 18,9 mil milhões de euros, face aos 8,9 mil milhões conseguidos em 2010.

O resultado líquido operacional do grupo automóvel alemão chegou em 2011 aos 11,3 mil milhões, mais 57,8 por cento do que no ano anterior.

Já o volume de negócios subiu 25,6 por cento para os 159,3 mil milhões de euros, comparando com os 126,9 mil milhões de euros de 2010.

O grupo alemão, que agrupa marcas como a Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, fabricou 8,49 milhões de carros, mais 15,5 por cento que no ano anterior, passando pela primeira vez a barreira dos oito milhões de carros produzidos.

Com estes resultados, a administração propôs aumentar os dividendos aos acionistas do consórcio até 3 euros para os detentores de títulos ordinários e 3,06 euros para os acionistas com ações preferenciais.

Para além disso, o grupo VW disse que prossegue a sua “trajetória de crescimento estratégico” através da aquisição completa do segmento de negócio da Porsche em Salzburgo (Áustria), e o aumento da sua participação na MAN, construtora de veículos pesados.

Em destaque

Subir