Tecnologia

Nokia rebenta com concorrência e já lidera ao nível do Windows Phone 7

nokia-windows-phone7A Nokia tornou-se no fabricante que mais smartphones equipados com o Windows Phone 7 vende no mundo. O estudo da Strategy Analytics confirmou que no último trimestre de 2011 a empresa conseguiu aumentar a sua quota de mercado de 33%, o equivalente a 900 mil unidades vendidas, um terço do total de vendas do segmento.

A Nokia está no topo do ranking de vendas de smartphones com o sistema operativo móvel da microsoft. A percentagem equivale a qualquer coisa como 0,9 milhões de unidades comercializadas, enquanto o volume agregado de vendas das restantes marcas se situou nos 1,8 milhões de unidades durante o mesmo período – altura em que, no total, foram vendidos 2,7 milhões de WP7.

Recorde-se que o primeiro smartphone da Nokia equipado com o Windows Phone só foi apresentado em outubro, pelo que na contagem relativa aos três meses anteriores (terceiro trimestre de 2011) a quota de mercado da fabricante ainda era de 0%.

O lançamento aconteceu na sequência de uma parceria anunciada em fevereiro pelas empresas, mediante a qual a Nokia passaria fabricar smartphones “à medida” do Windows Phone 7. 

O acordo assegurava à Microsoft o lançamento de hardware com o seu sistema operativo e poupava esforços à Nokia em matéria de desenvolvimento e manutenção de software, numa altura em que a fabricante atravessava dificuldades e lhe era essencial tomar medidas para revitalizar o negócio.

“A Nokia ainda não está, de maneira nenhuma, fora de perigo, mas assegurar o primeiro lugar dentro do ecossistema de smartphones da Microsoft é um encorajador pequeno passo para a empresa”, salientou o diretor executivo da Strategy Analytics, Neil Mawston.

Os valores servem também para perceber que o número de smartphones com Windows Phone passou de 2 milhões de unidades em setembro, para 2,7 milhões em dezembro, um aumento considerável no espaço de dois meses.

Se levarmos em linha de conta que o primeiro smartphone da Nokia foi lançado apenas emoutubro, em três meses o fabricante finlandês de telemóveis conseguiu passar de 0% para a liderança.

Recorde-se que a Nokia atravessa uma fase complicada, sendo que esta vitória ao nível do smartphone pode ser umbalão de oxigénio para a multinacional finlandesa.

Em destaque

Subir