A campanha de vacinação contra a gripe deste ano está a superar os números da do ano passado. Face a 2013, a taxa de cobertura cresceu 40 por cento no grupo dos idosos, segundo os dados hoje apresentados por Francisco George, diretor-geral da Saúde.
A campanha de vacinação contra a gripe de 2013 tem sido um sucesso face ao ano passado. De acordo com os dados hoje apresentados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através de Francisco George, a taxa de cobertura é superior em 40 por cento à registada por esta altura em 2012, isto na população idosa.
Como a grande maioria das pessoas com mais de 65 anos de idade já foi vacinada, as vacinas disponibilizadas para este grupo – gratuitas – irão reforçar o stock destinado aos restantes grupos de risco, como os doentes crónicos, adiantou o diretor-geral.
“Foram enviadas orientações às administrações regionais de saúde e a todos os centros de saúde no sentido de, em função das disponibilidades de cada unidade, poder ser alargada a vacinação gratuita sobretudo a doentes com indicação médica para fazer a proteção contra a gripe”, afirmou Francisco George.
Esta prática já é habitual, segundo a DGS: quando um dos grupos de risco – para os quais a vacinação é gratuita – fica perto de ficar totalmente vacinado, as restantes vacinas são distribuídas pelos centros de saúde para chegarem às outras populações de risco.
No caso dos idosos, Francisco George acrescentou estar convicto de que a maioria já estará vacinada e que a taxa de cobertura tem sido superior em 40 por cento à registada em 2012. “Houve mais procura durante o mês de outubro e durante as primeiras semanas do mês de novembro”, complementou.
O responsável lembrou que o Estado adquiriu, para esta campanha contra a gripe, cerca de 1,1 milhões de vacinas para distribuição nos centros de saúde mais de 500 mil para venda, mediante receita médica, através das farmácias.