Velocidade

Grand-Am: Final de época inglório para João Barbosa em Lime Rock

JoaoBarbosaLimeRock210Joao Barbosa Lime Rock 510João Barbosa não teve o final de época desejado no campeonato Grand-Am, ao desistir na última prova que no passado fim-de-semana se realizou no circuito de Lime Rock, no estado norte-americano do Connecticut.

Numa prova a que a vitória consagrou Max Angelelli e Jordan Taykor como campeões, Barbosa foi obrigado a desistir depois do Corvette DP n.º 5 da Action Express Racing ter passado muito tempo parado nas boxes, devido a problemas de sobreaquecimento.

O percalço não aconteceu com o piloto português ao volante, mas quando o carro era ainda guiado pelo brasileiro Christian Fittipaldi, que não evitou uma saída de pista que deixou o radiador cheio de relva. As temperaturas subiram de tal maneira que os danos acabaram por ser irreparáveis.

Esta não era a forma como João Barbosa se queria desistir da Gran-Am, que no próximo ano vai dar lugar a uma nova competição, fruto da fusão com o campeonato American Le Mans Series. Tanto mais que “o fim-de-semana estava a correr razoavelmente bem”, como faz questão de frisar,

“Conseguimos uma boa afinação para os treinos cronometrados e arrancamos da segunda posição. O que abria boas possibilidades para a prova. Na corrida estivemos sempre perto do líder e o Fittipaldi manteve a posição até ter uma ligeira saída de pista que obrigou a parar mais cedo nas boxes para limpar o radiador e trocarmos de piloto”, lembra o piloto do Porto.

“Infelizmente, assim que arranquei senti logo que alguma coisa não estava bem no motor, que tinha pouco rendimento e ao cabo de duas voltas ele deixou mesmo de funcionar. E foi o fim da nossa corrida”, prossegue.

“Foi pena, pois todo o trabalho feito pela equipa ao longo do ano mereciam um resultado melhor. Tivemos uma boa época mais infelizmente não foi muito constante, mas foi bom estarmos na luta sempre até ao fim”, conclui João Barbosa.

O piloto português não sabe ainda se irá continuar com a Action Express Racing no próximo ano, mas admite estar em negociações com a equipa para esse efeito, de modo a estar em Janeiro à partida das 24 Horas de Daytona, que vão marcar o arranque do novo United Sportscar Championship, assim se vai chamar o novo campeonato americano para carros sport.

Em destaque

Subir