Nas Notícias

Governo troca isenções nas ex-scut por redução de preços para todos os utentes

auto-estradaA partir desta segunda-feira vigora o novo regime das ex-scut, que se traduz no fim das isenções para os utentes residentes e um desconto universal de 15 por cento. O Governo ouve aplausos das transportadoras e críticas da comissão de utentes daquelas autoestradas.

Há um novo regime de preços nas ex-scut, a partir desta segunda-feira, que representa uma queda universal nos preços das portagens para os utilizadores destas autoestradas, que atinge os 15 por cento, ao mesmo tempo que terminam as 10 passagens mensais a que os utilizadores residentes tinham direito.

As empresas de transportes aplaudem a medida, que reduz substancialmente as despesas com portagens nas ex-scut, mas os utentes mantém reservas, já que não obtém grandes vantagens – o desconto é benéfico, mas o fim da isenção nas 10 passagens também o era.

A decisão do Governo avança a partir de hoje, depois de um acordo nas negociações, anunciado pelo secretário de Estado das Obras Públicas e Transportes. O novo regime de cobrança de portagens permitirá ainda às transportadoras ter direito a um desconto adicional de 10 por cento, nas passagens diurnas, e de 25 por cento, nas passagens noturnas.

As autoestradas abrangidas por este novo regime são 10. No Grande Porto, a A4, A41 e A42. Já na concessão do norte litoral, a A28. Na Costa de Prata, a A17 e A29 passam também a ter desconto, enquanto nas beiras Litoral e Alta há uma autoestrada: A25. interior norte (A24), Beira Interior (A23) e Algarve (A22) também fazem parte do novo regime de cobrança.

Em destaque

Subir