Mundo

Governo moçambicano reforça combate a grupos armados no norte

O Governo moçambicano reforçou o comando operacional que coordena as ações de combate aos grupos armados que estão a protagonizar ataques em alguns distritos da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, disse o ministro do Interior.

Citado hoje pelo jornal Notícias, Basílio Monteiro declarou que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) aumentaram a sua presença nas áreas atingidas pela violência perpetrada pelos referidos grupos armados supostamente “jihadistas”.

“Passamos a ter uma presença mais forte, fizemos uma análise do que está a acontecer no terreno e identificámos algumas linhas de fraqueza, mas apostamos nos pontos fortes que caracterizam as operações que estão em curso”, afirmou Basílio Monteiro.

O comando operacional para os distritos de Macomia e Quissanga, prosseguiu, está reforçado e a trabalhar para produzir resultados em breve.

Em todas as povoações dos distritos afetados, foi reforçada a presença das FDS, para garantir segurança às populações, acrescentou o ministro do Interior de Moçambique.

Basílio Monteiro está em Cabo Delgado desde a semana passada para acompanhar de perto as ações de perseguição contra grupos armados que nos últimos dias mataram pelo menos 24 pessoas em Cabo Delgado, algumas das quais decapitadas.

Em destaque

Subir