Mundo

Governo mexicano anuncia morte de Heriberto Lazcano, líder do cartel de droga Los Zetas

heribertolazcanoDe acordo com o ministério da Marinha do México, Heriberto Lazcano, líder do cartel de droga Los Zetas, foi morto em confrontos com as forças do Governo, nas imediações da fronteira com os EUA. Este grupo de narcotráfico é um dos mais temíveis e poderosos do México.

Os Los Zetas terão ficado sem o seu líder, Heriberto Lazcano, alegadamente morto pelas forças de segurança do México. O Ministério da Marinha anunciou a morte de Lazcano, na sequência de uma intervenção que ocorreu perto da fronteira norte-americana.

Através de um comunicado, aquele ministério revela que a autópsia deve confirmar que entre os narcotraficantes que foram mortos no Estado de Coahuila, na zona norte do México, estava Heriberto Lazcano, o cabecilha dos Los Zetas.

Conhecido por ‘O Lazca’, o líder do cartel de narcotráfico era um dos homens mais procurados pelo governo mexicano, que oferecera uma recompensa milionária (2,6 milhões de dólares) a quem fornecesse informações que levassem à captura. Também os EUA procuravam Heriberto Lazcano e ofereciam cinco milhões.

A Marinha do México foi alvo de um ataque, com recurso a granadas e armas de fogo, no passado domingo. Um carro-patrulha em movimento foi atingido, quando circulava junto à costa. Na consequência deste incidente, protagonizado pelos Los Zetas, Lazcano acabou por ser morto, segundo informações do Ministério.

Criada nos anos 1990, a organização Los Zetas é composta por desertores do exército mexicano e está em ação no Golfo do México, tentando dominar as rotas de narcotráfico para os EUA. São uma das principais organizações de tráfico de droga e uma das mais temidas.

Os Los Zetas e o Cartel do Golfo tentam o domínio das rotas de tráfico e matam a sangue frio. Os dois cartéis de droga do México matam pessoas inocentes, em crimes a sangue frio ou em atentados bombistas. A incapacidade da polícia é outro traço comum.

Recentemente, um crime brutal em Nuevo Laredo, também no México, com a assinatura dos Los Zetas, tirou a vida a dois jovens que denunciaram crimes pela Internet. Os homicidas torturaram, mataram, penduraram os corpos e deixaram mensagens de ameaça a quem fizer acusações sobre atividades ilícitas na cidade.

As autoridades do México tentam pôr fim ao terror, mas revelam total incapacidade. A morte de Heriberto Lazcano não encerrará esta batalha num negócio de milhões.

Em destaque

Subir