Mundo

Governo holandês estuda prémios financeiros para quem for trabalhar de bicicleta

O governo holandês quer encorajar os cidadãos a andar mais de bicicleta e, por isso, está a sensibilizar as empresas para pagarem uma compensação financeira a quem escolher este meio de transporte.

A ministra holandesa das infraestruturas, Stientje van Veldhoven, propôs que as empresas compensem financeiramente os seus funcionários com um prémio de 19 cêntimos por cada quilómetro percorrido de bicicleta, no percurso de casa para o trabalho e vice-versa.

Em declarações à agência AFP, van Veldhoven explicou que “mais de metade das viagens são feitas para percorrer distâncias que não chegam aos 7,5 quilómetros”, o que representa, sensivelmente, a distância que as pessoas acham aceitável fazer em cima de uma bicicleta.

A proposta, bem como outras medidas, espera reduzir o congestionamento – a ministra espera conseguir que 200 mil pessoas deixem o carro em casa – além de ser uma promoção natural ao ciclismo.

A medida tem sido ‘simulada’ em várias regiões, sem intervenção do governo, onde os cidadãos descarregam uma aplicação para o smartphone que troca os quilómetros percorridos de bicicleta por prémios.

Para o governo holandês, esta medida beneficiaria os trabalhadores, já que quem anda de bicicleta “está em melhor forma e tem menos probabilidade de faltar devido a problemas de saúde”.

Além do programa, o governo ‘reservou’, em orçamento, uma verba de 100 milhões de euros para a construção de ciclovias e lugares de estacionamento para bicicletas.

Em destaque

Subir