Mundo

Raymond Loewy lembrado com um google doodle no 120.º aniversário do ‘estilista industrial’

raymond loewydoodle raymond loewy 600{loadposition inline}Raymond Loewy, designer que nasceu em França e que se transformou num ‘estilista industrial’, é recordado na data em que se assinala o 120.º aniversário. Neste dia 5 de novembro, a Google dedica um doodle ao designer que modernizou a imagem da indústria.

Raymond Loewy é homenageado pelo principal motor de busca do mundo, no dia do 120.º aniversário do famoso designer industrial, um dos mais conhecidos do mundo e cuja obra é revisitada com um doodle.

Não é fácil comprimir numa imagem o trabalho de Loewy, mas a Google consegue-o, através da daquele que é considerado o pai do design industrial. Hoje, na página principal, um doodle exibe uma locomotiva futurista, numa visão além do seu tempo, que transportou Raymond Loewy para o patamar da eternidade.

Raymond Loewy nasceu a 5 de novembro de 1893, em Paris, França, completam-se hoje 120 anos. Começou por ganhar fama com o design de uma aeronave, que se chamava Ayrel. Este trabalho conquistou um prémio, em 1908.

Já com o reconhecimento garantido, Loewy acabou por vender aquele avião, que viria a ser utilizado pelo exército de França, durante a I Guerra Mundial. Já depois deste conflito, o ‘estilista industrial’ voa para os Estados Unidos, utilizando a sua capacidade artística no mundo da moda e no design de montras. Corria o ano de 1919.

E não tardaram encomendas de trabalho a Raymond Loewy, que começava a cumprir o sonho americano. O primeiro trabalho de design industrial que recebeu foi a modernização de uma máquina, numa altura em que Loewy abre o primeiro escritório fora dos Estados Unidos (em Londres). Durante o apogeu (sem queda), recebe diversas encomendas, relacionadas com o design de locomotivas.

O trabalho de Raymond Loewy foi de tal forma notável que além de diversas empresas também a gigante Baldwin’s o chamou para reformular a aparência das suas locomotivas, que ganharam o que nunca haviam tido: a aparência de um nariz de tubarão. O google doodle de hoje retrata na perfeição este estilo de Loewy, nascido em meados de 1930.

raymond loewy locomotivaMas não foram apenas as locomotivas e os caminhos de ferro que permitiram a Raymond notabilizar-se. Toda a indústria, até então desprovida do conceito desta imagem inovadora, começa a preocupar-se com o design. Loewy recebeu encomendas da Studebaker Corporation, para projetar automóveis, e da Exxon e da Shell para criar os logótipos que permanecem inalterados.

Raymond Loewy torna-se cidadão norte-americano em 1938, 19 anos depois de partir para o outro lado do Atlântico, e foi nos Estados Unidos que realizou a maior parte da sua obra e onde obteve reconhecimento.

Mudou de nacionalidade depois de receber o grande projeto dos caminhos de ferro, entregue pela Pennsylvania Railroad, onde realizou trabalhos brilhantes em locomotivas, entre os quais o styling da PRR K4, da PRR S1 e da classe PRR T1. Também as estações ferroviárias quiseram contar com o talento de Loewy.

A indústria automóvel também quis apostar no design e chamou, claro está, Raymond Loewy para esse desafio de aperfeiçoamento do design do interior de automóveis de passageiros.

Também a Coca-Cola marca o ‘portfólio’ de Raymond, já que a conhecida bebida encomendou o design da garrafa (tal qual a conhecemos hoje) a este criador de arte.

raymond loewy coca colaApós a II Guerra Mundial, a empresa de Raymond Loewy lança o primeiro design de automóvel do pós-guerra. A equipa deste designer criou a linha Studebaker de 1953, que ganhou o título de melhor projetada dos anos 50.

Depois de espalhar o seu talento pela indústria, Raymond Loewy morre, a 14 de julho de 1986, em Monte Carlo, no Mónaco. Hoje, dia em que se assinala o 120.º aniversário do seu nascimento, é recordado com um doodle que sintetiza, numa imagem, a sua visão muito além do seu tempo.

Em destaque

Subir