Mundo

Google apoia projetos de apoio a pessoas com incapacidade

A Google revela a lista das 30 Organizações Não-Governamentais e dos projetos em todo o mundo que irão ser financiados pelo fundo ‘Global Google Impact Challenge Disabilities’, num total de 20 milhões de dólares. Do emprego à educação, passando pela construção de ferramentas de comunicação para aumentar a mobilidade e a independência, entre outros projetos. Cada beneficiário está a impulsionar a inovação juntos das pessoas com algum tipo de incapacidade, em todo o mundo.

O ‘Google Impact Challenge: Disabilities’ foi pensado para acelerar o uso da tecnologia de forma a criar uma mudança significativa na vida de mil milhões de pessoas com algum tipo de incapacidade em todo o mundo. O projeto gerou mais de mil inscrições de todo o mundo, para construir novas soluções que irão transformar as vidas e tornar o mundo mais acessível para todos.

Na primavera passada, foi dado o pontapé de saída do ‘Google Impact Challenge: Disabilities’, com um convite a organizações globais sem fins lucrativos para criarem tecnologias transformadoras para as cerca de mil milhões de pessoas de todo o mundo que vivem com algum tipo de incapacidade.

A Google ficou surpreendida com as ideias inovadoras de mais de mil organizações impactantes de 88 países. Durante este trabalho, a equipa da Google.org teve a oportunidade de conhecer “pessoas incríveis, que têm vindo a trabalhar arduamente para criar um mundo que funcione melhor para todos”.

Através do Google Impact Challenge, foram disponibilizados 20 milhões de dólares na Google.org e hoje, o gigante da Internet manifesta felicidade, ao anunciar a lista dos 30 beneficiários.

Desde o emprego à educação, ao desenvolvimento de ferramentas de comunicação para aumentar a mobilidade e a independência, cada um dos beneficiários está a impulsionar a inovação junto das pessoas com incapacidades.

De realçar, que estas organizações assumiram o compromisso de usar tecnologia em formato aberto de forma a quebrar muitas das dificuldades que têm vindo a impedir a inovação em vários setores.

Para mais de metade dos utilizadores de cadeiras de rodas, os dispositivos de apoio à postura são necessários para garantir a sua saúde e segurança ao mesmo tempo que tornam mais fácil a sua mobilidade.

Nos países em vias de desenvolvimento, as pessoas com menores rendimentos e que necessitam de uma cadeira de rodas não têm acesso aos aparelhos de apoio à postura, o que pode prejudicar seriamente a sua saúde e levar a um modo de vida menos independente.

Conheça alguns dos projetos.

Motivation

Com um financiamento de 866 mil dólares proveniente da Google.org, a organização britânica Motivation está a usar a impressão 3D para testar projetos de aparelhos de apoio à postura personalizados – partilhando os projetos bem sucedidos com outros parceiros através de uma base de dados em plataforma aberta.

ProPortion

Já a fundação ProPortion, sediada na Holanda, está a trabalhar com um fundo de um milhão de dólares vindo da Google.org para expandir o desenvolvimento e a distribuição do Majicast, um aparelho automatizado e fácil de usar que produz encaixes protéticos nos países em vias de desenvolvimento e onde o acesso a próteses pode ser um enorme desafio.

Wheelmap

Apesar dos esforços para classificar a acessibilidade dos locais públicos de todo o mundo, os obstáculos na recolha de dados têm dificultado o respectivo mapeamento e o planeamento de um simples passeio um enorme desafio para pessoas com incapacidades. Com um fundo de 939 mil dólares, a alemã Wheelmap, um projeto da associação Sozialhelden, está a desenvolver as normas standard e a tecnologia de backend necessárias de forma a juntar toda a informação e torná-la disponível para os muitos sites e aplicações que ajudam as pessoas com incapacidades a planear e a usufruir da exploração do mundo que as rodeia.

Beit Issie Shapiro & TOM

Os vários desafios de acessibilidade que as pessoas enfrentam em todo o mundo tornam a construção de soluções personalizadas de baixo custo quase impossível – o que significa que muitas das acessibilidades não são abordadas.

Com 700 mil dólares proveniente da Google.org, a organização israelita Beit Issie Shapiro está a levar a cabo uma parceria com a organização TOM para potenciar o crescimento do exército cada vez maior de fabricantes que ajudam as suas comunidades.

O seu ‘Makeathon-in-a-box’ é um modelo para comunidades Makeathons que junta fabricantes e pessoas com incapacidades para estudarem e projectarem novas soluções para desafios de acessibilidade ainda não solucionados.

SAFOD

Estima-se que na África Subsaariana 85 a 95 por cento de pessoas com incapacidades não têm acesso à chamada tecnologia de apoio ou assistiva – a maioria não tem conhecimento desta tecnologia.

Com um fundo de 717 mil dólares proveniente da Google.org, a Fundação da África do Sul para pessoas com deficiência (SAFOD) está a trabalhar com a Universidade de Washington e com a AfriNEAD para estabelecer o AT-Info-Map, um sistema que irá mapear a localização e a disponibilidade da tecnologia de apoio na África Subsaariana – fornecendo informação crítica e o aumento do acesso à tecnologia capaz de mudar a vida das pessoas.

Em destaque

Subir