Tecnologia

Google acusada pela Comissão Europeia por não respeitar regras da concorrência

Google

A Google deverá conhecer, hoje, quarta-feira, uma acusação por parte da Comissão europeia. Em causa está o possível abuso das leis da concorrência impostas pela marca de Mountain View, segundo Bruxelas.

A questão de um possível abuso das leis da concorrência por parte da Google, está relacionado com o sistema operativo Android. Segundo a Comissão Europeia, os dispositivos equipados com o Android carregam demasiadas aplicações Google, o que se traduz num abuso da concorrência.

A notícia foi avançada pelo Financial Times, e conta que a Comissão Europeia deverá mesmo avançar com uma queixa contra a tecnológica americana. A questão prende-se com as demasiadas aplicações Google instaladas nos dispositivos Android, segundo a Comissão Europeia.

Aplicações como o Gmail, Google Maps, Google Now, entre outras… e que venham instaladas de origem nos dispositivos Android, são vistas como um entrave à livre escolha de outras apps por parte dos utilizadores. Será nestes termos que a Comissão Europeia avançará com uma queixa contra a Google.

“A nossa preocupação é que, ao obrigar os fabricantes de telefones e operadores a pré-carregar uma série de aplicações da Google, em vez de os deixar decidir por si próprios que aplicações usar, a Google pode cortar uma das principais formas de as novas aplicações chegarem aos clientes”, disse Margrethe Vestager, comissária europeia da concorrência, em declarações Financial Times.

Segundo a mesma fonte, esta tomada de posição por parte da Google leva a um domínio neste segmento, enfraquecendo a inovação. Bruxelas entende que a Google deve deixar os telefones ‘livres’ das suas aplicações e deixar essa opção por conta dos utilizadores.

Em destaque

Subir