Nas Notícias

Gastos com medicamentos podem aumentar 26 euros por pessoa até 2015

Infarmed foi alvo de uma auditoria do Tribunal de Contas, que concluiu que Portugal está nos lugares cimeiros na lista de países da OCDE com maiores despesas em medicamentos, no total dos gastos com a saúde. Nos próximos anos, os custos per capita vão aumentar.

A auditoria levada a cabo pelo Tribunal de Contas alerta para números recentes, relativos ao passado, mas traça um quadro pessimista para o futuro, no que diz respeito aos custos com fármacos. Esse valor deve crescer 26 euros por pessoa, até 2015, e cifrar-se nos 188 euros.

Nesta análise ao Infarmed, concluiu-se que Portugal só é superado pela Grécia, na lista de países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico com maior percentagem de gastos em medicamentos (21,8 por cento do total das despesas com a área da saúde).

Noruega ou Dinamarca, por exemplo, registam uma percentagem que não ultrapassa metade. E a média dos países situa-se nos 16,9 pontos percentuais. Ao mesmo tempo, Portugal é também um dos países com menores comparticipações.

O Tribunal de Contas avisa também – no documento que resulta desta auditoria à autoridade nacional do medicamento – que é necessária maior concorrência por parte das farmácias, tendo em vista uma redução dos custos com fármacos.

Em destaque

Subir