Nas Notícias

Gaspar: Sociedade “não quer pagar” e Governo tem de “reexaminar as funções sociais do Estado”

vitor gaspar5Vítor Gaspar, ministro das Finanças, teme pelo financiamento das funções sociais do Estado, uma vez que os portugueses “não estão dispostos a pagar”. Gaspar acha que este é um problema que se coloca aos Governos, que estão obrigados a suportar um Estado social.

Segundo defendeu Vítor Gaspar, Portugal está perante um “problema político”, e não uma questão financeira ou económica. O ministro das Finanças considera que “é impossível financiar funções e prestações do Estado” se a sociedade que os reclama “não está disposta a pagar”.

Na Assembleia da República, durante uma comissão parlamentar sobre medidas do programa de ajustamento, que implicam perda de rendimentos e medidas de agravamento fiscal, Vítor Gaspar considerou que este “não é um problema económico e financeiro, mas fundamentalmente um problema político”, que pode colocar em risco o pagamento de prestações sociais.

Revela o ministro das Finanças que o Governo quer, nesse sentido, “reexaminar as funções sociais do Estado”, para “garantir que é dada a proteção aos mais vulneráveis”.

“Não é possível financiar funções e prestações do Estado quando a sociedade não está disposta a pagar”, enfatizou o ministro das Finanças, que revela, deste modo, incompreensão relativamente às reação negativa que o Orçamento de Estado suscitou.

Apesar de assumir esta realidade, Vítor Gaspar salientou que o programa de ajustamento tem como pilar, precisamente, “garantir a proteção dos mais desfavorecidos”.

Em destaque

Subir