Plataforma dos 140 caracteres continua a ter focos de utilização. Em Portugal, por exemplo, há ainda quem nunca tenha ouvido falar.
O Twitter confirmou esta semana que atualmente tem cerca de 200 milhões de utilizadores ativos, um número que pode impressionar mas que na verdade não é assim tão famoso.
Segundo alguns estudos revelados este ano, existem mais de 500 milhões de contas criadas naquela rede social, o que revela que mais de metade dos utilizadores entrou, testou, e por alguma razão saiu e nunca mais voltou.
Em Portugal, por exemplo, a rede social é utilizada por poucos utilizadores. Por cá, o Facebook continua inevitavelmente a reinar.
Aposta na tecnologia móvel
Embora tenha nascido em versão Web, certo é que desde cedo o Twitter apostou nas maravilhas das tecnologias móveis. As aplicações para smartphones são estáveis e permitem à empresa ir a essa parte buscar uma grande fatia dos lucros financeiros com publicidade.
Com a concorrência a apertar, fruto do sucesso de outras aplicações, como o Instagram principalmente, o Twitter viu-se obrigado recentemente a ativar novas funcionalidades. Assim, na semana passada, a rede social de microblogging passou a disponibilizar filtros para as imagens, para as tornar mais apelativas e criativas para os utilizadores.
Numa altura em que o Instagram está debaixo de fogo devido às mudanças das suas políticas de privacidade, o início de 2013 pode trazer boas notícias para o Twitter, visto que existem muitos milhares de utilizadores que estão contra as mudanças na concorrência.