Economia

Gasolina e gasóleo dois a três cêntimos mais baratos a partir de segunda-feira

combustiveisGasolina e gasóleo manterão a tendência de quebra nos preços, na próxima semana, em reflexo da quebra do valor da matéria-prima nos mercados internacionais. Abastecer custará menos dois cêntimos por litro, já a partir de segunda-feira. Alguns postos podem descer o valor em três cêntimos.

A tendência de desvalorização das cotações médias de gasóleo e gasolina continua a verificar-se nos mercados internacionais, o que se repercute nos preços dos combustíveis. As gasolineiras vão baixar os preços dos combustíveis, sendo que se perspetiva uma quebra mínima de dois cêntimos por litro, já na segunda-feira, descida essa que pode mesmo atingir os três cêntimos.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia, o gasóleo apresenta um preço médio de 1,423 euros por litro. Já um litro de gasolina custa 1,636 euros/litro. São números que analisam 2599 postos de abastecimento em Portugal, que têm apresentado descidas consecutivas há seis semanas.

Em comparação com o pico de preço assinalado em março, o gasóleo registará nova quebra, sendo que o litro tem um custo bem inferior, três meses depois: menos 11 cêntimos por litro.

Quanto à gasolina, regista uma quebra de preço ainda maior, na ordem dos 15 cêntimos por litro, em comparação com o recorde de abril.

Esta tendência de quebra repete-se, semana após semana, em virtude da desvalorização da matéria-prima. A Direção-Geral de Energia e Geologia aponta uma descida de 7,4 por cento no custo dos combustíveis, em comparação entre os meses de março de 2011 e 2012.

Em destaque

Subir