Economia

Gasóleo e gasolina com queda de preços entre 1,5 e três cêntimos na próxima semana

combustiveisO preço dos combustíveis voltará a descer na próxima semana, com a queda a oscilar entre os 1,5 e os três cêntimos. Com mais esta baixa, os preços de referência do gasóleo e da gasolina aproximam-se dos que eram praticados no início deste ano.

A cotação dos combustíveis nos mercados internacionais apresentou uma tendência de descida, o que permite antecipar uma baixa no preço do gasóleo e da gasolina durante a próxima semana, já a partir de segunda-feira. A baixa, antecipa o setor, rondará entre os 1,5 e os três cêntimos.

A principal queda no preço é esperada para o litro de gasóleo, que deverá situar-se nos 1,443 euros, valor semelhante ao que foi praticado em janeiro deste ano. A gasolina também descerá, mas para os 1,588 euros por litro, valor que supera em quase dois cêntimos o registado no primeiro mês de 2012.

A variação poderá diferir consoantes os postos de abastecimento, pois os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) que servem de referência compilam a informação de 2614 postos no território continental. Dadas as comissões aplicadas pelos revendedores, os preços que os consumidores pagam supera sempre os de referência da DGEG.

Analisando a evolução dos preços, o preço do gasóleo, que representa dois terços do consumo de combustíveis em Portugal, desceu oito cêntimos em relação ao pico de 1,498 registado em setembro. Quanto à gasolina, a desvalorização chega aos 14 cêntimos, quando o preço mais alto foram os 1,732 praticados em abril.

A desvalorização das cotações no mercado internacional tem por motivo o abrandamento da procura. Só em Portugal, a procura do gasóleo caiu quase dez por cento e a da gasolina desceu nove por cento só no primeiro trimestre do ano.

Em destaque

Subir