Economia

Gasóleo e gasolina com aumento de três cêntimos a partir de segunda-feira

combustivel_1As quedas repetidas do preço dos combustíveis, nas últimas semanas, são interrompidas com um aumento de três cêntimos, no gasóleo e na gasolina, já a partir desta segunda-feira, em consequência das subidas das cotações médias dos mercados internacionais. É a maior subida do ano.

Este cenário representa uma inversão de uma tendência que se assinalava desde março, mês em que os preços de gasóleo e da gasolina atingiram um pico. No caso do gasóleo, a diferença de março (1,529 euros) até julho (1,375 euros) atingiu os 15 cêntimos. Já na gasolina essa diferença é ainda mais expressiva. Em março, um litro tinha um preço de 1,779 euros, em contraste com os 1,582 euros atuais (são menos 20 cêntimos por litro).

Mas se os combustíveis desceram entre o meio cêntimo e um cêntimo nas últimas semanas, enfrentam nesta segunda-feira um aumento de três cêntimos, o que suscitou uma corrida aos postos de abastecimento neste domingo. Trata-se de maior subida de preço de 2012 e contrasta com os ligeiras descidas, algumas das quais de meio cêntimo por litro.

O preço médio do gasóleo situa-se no 1,375 euros por litro, enquanto a gasolina atinge os 1,582 euros, antes deste aumento. São números fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia, que se baseia nos preços de referência de 2599 postos de abastecimento localizados em Portugal Continental.

Em destaque

Subir