Mundo

Garrafa entra no Guiness: Guarda uma mensagem há quase um século

mensagem garrafa escociaÉ a mais antiga mensagem escondida numa garrafa e foi encontrada por um pescador, na Escócia. O achado escocês entra para o livro Guiness: a mensagem está no interior da garrafa há 98 anos, superando o anterior máximo. Como curiosidade, o novo recorde foi quebrado a bordo do mesmo barco que o anterior…

A história faz-se de pequenos atos do dia a dia, como o de um pescador escocês, que enquanto recolhia as redes de pesca se deparou com uma garrafa. No interior desta, guardava-se uma mensagem, o que suscitou desde logo a curiosidade de Andrew Leaper.

O pescador, que lançara as redes ao largo da costa escocesa, sentiu o impulso de recolher a garrafa. “No momento em que estava a recolher as redes e vi a garrafa, apanhei-a imediatamente, para evitar que pudesse cair de novo no mar”, conta Leaper, citado numa nota emitida pelo Governo da Escócia.

O facto de esta história ter caráter governamental confere-lhe uma dimensão superior. No entanto, algo confere maior particularidade no achado do pescador. É que a mensagem quase centenária foi encontrada a bordo do mesmo barco onde fora descoberta a mensagem mais antiga do mundo.

No livro Guiness, essa mensagem no interior de uma garrafa, encontrada há seis anos, ostentava o título de mais antiga do mundo. Agora, a mesma embarcação escocesa é responsável pela superação de um feito já de si curioso.

“Trata-se, sem dúvida, de uma coincidência incrível que um mesmo barco de pesca das Shetland tenha detetado, há seis anos e agora, as duas garrafas com mensagens mais antigas… Isto é como ganhar a lotaria duas vezes! Foi extremamente emocionante encontrá-la e não podia esperar para a abrir”, realça Andrew Leaper, no mesmo comunicado.

Esta garrafa foi encontrada no passado dia 12 de abril e tinha inscrito o número 646B. Foi deitada ao mar no dia 10 de junho de 1914, por CH Brown, capitão da Escola de Navegação de Glasgow. Era uma de 1890 garrafas criadas para apoiar a investigação, deitadas ao mar.

O mais importante – o conteúdo da mensagem – fica para o fim: uma mensagem, naturalmente, com um pedido para que quem a encontrar envie a sua data, bem como localização, para o diretor de pescas da Escócia.

Daquelas 1890 garrafas, já foram encontradas 315. Restam inúmeras, algumas mais antigas. No entanto, apesar de o fundo dos mares esconderem centenas e centenas de mensagens, não é recorrente encontrá-las. A anterior fora-o em 2006… Resta aos pescadores escoceses redefinir os seus planos, para além de peixe retirarem história do fundo do mar.

Em destaque

Subir