Mundo

Maria Montessori: Doodle da Google recorda a filósofa da educação

maria montessoriMaria Montessori é hoje lembrada, com um doodle, no dia em que se assinala o nascimento desta mulher com uma obra humanitária notável. Montessori distinguiu-se pela filosofia de educação nas crianças, através de métodos que são utilizados na atualidade.

Maria Montessori é alvo de uma homenagem com um universal google doodle, a 31de agosto, dia em que nasceu, no ano de 1870, em Chiaravalle, Itália.

O maior motor de busca do mundo assinala o 142.º aniversário de “uma notável humanitária e devota Católica”, que se tornou conhecida pela filosofia de educação, que tem o seu nome: Montessori. Esse método de educação ainda é utilizado nas escolas de todo o mundo, atualmente, quer nas instituições públicas como nas privadas.

O método de aprendizadem Montessori consiste na utilização de cubos, barras e instrumentos geométricos com a finalidade de apoiar o desenvolvimento psíquico das crianças, bem como a sua criatividade e concentração.

Montessori foi uma física e educadora italiana, filha de um oficial do Ministério das Finanças, Alessandro Montessori, e de Renilde Stoppani. Desde muito cedo, revelou interesse na área científica, em especial da matemática e da biologia. Esa sua opção provocou um conflito com os pais, que pretendiam que Maria Montessori seguisse a carreira docente.

No entanto, Maria dedicou-se à psiquiatria, centrando a sua intervenção nas crianças com problemas de desenvolvimento psíquico. O segredo do seu método residia no facto de os instrumentos usados suscitarem, na criança, a vontade de aprender, em vez de obrigá-las a colher os ensinamentos do professor. As crianças, graças a Maria Montessori, passaram a ter prazer na aprendizagem.

As capacidades intelectuais e sensoriais recebiam estímulos muito mais eficazes, o que tornou esta técnica numa das mais frequentemente utilizadas em diversas instituições, até aos dias que correm.

Maria Montessori escreveu diversos livros, dos quais se destacam ‘A Descoberta da Criança’, em 1909, ‘O Método Montessori, três anos mais tarde, e ‘Desenvolvimento do Método Montessori’, no ano de 1917. Maria Montessori, que hoje é alvo de uma homenagem da gigante Google, viria a morrer a 6 de maio de 1952, na Holanda. Hoje, assinala-se o 142.º aniversário de uma educadora que não quis ser professora, mas que acabou por cumprir um papel fundamental no desenvolvimento de crianças especiais.

O doodle de hoje, que homenageia uma filósofa da educação, recria as formas e instrumentos usados por Montessori, numa mistura de arte e de geometria. Com a simplicidade como denominador comum.

Em destaque

Subir