Nas Notícias

Chocolate é o remédio para diminuir o risco dos homens terem um acidente vascular cerebral

chocolateOs homens que comem chocolate com regularidade são menos propensos a sofrerem um acidente vascular cerebral. Este alimento tem benefícios reconhecidos a nível cardiovascular, mas é a primeira vez que um estudo confirma um efeito positivo nos vasos sanguíneos do cérebro.

Comer chocolate é comprovadamente bom para a saúde, no caso dos homens. Não tanto pelo sabor, sobretudo por ser um fator de redução de acidentes vasculares cerebrais (AVC), uma das principais causas de morte nos países mais industrializados. A confirmação deste efeito foi realizada na Suécia, através de uma investigação conduzida no instituto Karolinska.

“Enquanto outros estudos analisaram como o chocolate pode ajudar a saúde cardiovascular, este é o primeiro a descobrir que o chocolate pode ser benéfico para a redução de AVC em homens”, explicou Susanna Larsson, a coordenadora de uma pesquisa que, ao longo de dez anos, avaliou 37.103 suecos entre os 49 e os 75 anos de idade, registando dados alusivos ao consumo de vários alimentos e bebidas.

Nesta década, foram registados 1995 AVC, mas mais importante foi a confirmação de que os homens que consumiam mais quantidade de chocolate (uma média de 63 gramas por semana) apresentam um risco menor de contraírem um AVC em 17 por cento, quando comparados com os que não comiam chocolate. Cada consumo de 50 gramas ‘extra’ aumentava a redução do risco em 14 por cento, independentemente do chocolate ser escuro ou claro.

 “O chocolate escuro tem sido associado a benefícios para a saúde do coração, mas cerca de 90 por cento do consumo de chocolate na Suécia, incluindo o que foi consumido durante o nosso estudo, é o de leite”, argumentou Susanna Larsson.

O próximo passo da equipa do instituto Karolinska é comprovar a teoria de que são os flavonoides os responsáveis por este efeito causado pelo consumo regular de chocolate, bem como avaliar a hipótese de contribuírem noutros fatores: “os flavonoides parecem proteger contra doenças cardiovasculares através de ações antioxidantes, anticoagulantes e anti-inflamatórias. Também é possível que possam diminuir as concentrações sanguíneas de mau colesterol e reduzir a pressão arterial”.

Outros estudos já comprovaram os efeitos positivos do chocolate na prevenção do AVC. Saiba mais.

Em destaque

Subir