Mundo

A Gâmbia passou a ser “um Estado islâmico”, anuncia o Presidente

Yahya JammehA informação foi dada pelo chefe de Estado. A República do Gâmbia é agora “um Estado islâmico”, disse Yahya Jammeh. O Presidente gambiano declarou hoje que “o destino da Gâmbia está nas mãos de Deus Todo Poderoso Alá”.

A Gâmbia, o país mais pequeno no território continental de África, passou a ser “um Estado islâmico”.

Através do site da Presidência, Yahya Jammeh, um praticante devoto que tem feito várias declarações de adesão à fé islâmica, fez a revelação, acompanhado de uma foto onde surge com uma jilaba e segurando um Corão.

“O destino da Gâmbia está nas mãos de Deus Todo Poderoso Alá. A partir de hoje, a Gâmbia é um Estado islâmico. Seremos um Estado islâmico que respeita os direitos dos cidadãos”, escreveu o chefe de Estado gambiano.

No poder desde 1994, após um golpe de Estado, Yahya Jammeh tem-se feito várias declarações de adesão à fé islâmica, da qual é praticante rigoroso.

As estimativas referem que mais de 90 por cento dos dois milhões de gambianos professam a religião muçulmana, sendo a restante população cristã ou animista.

O regime de Jammeh tem sido acusado de graves violações dos direitos humanos, como as cometidas sobre os homossexuais, que para o Presidente não passam de “vermes” que transmitem doenças como a lepra, a tuberculose e a gonorreia.

Em destaque

Subir