Mundo

Alan Turing recordado com doodle no dia em que completaria 100 anos

alan_turingAlan Turing é hoje recordado com um google doodle, no dia em que completaria o 100.º aniversário. O britânico Turing foi um matemático e cientista da computação. O conceito de algoritmo e computação da máquina de Turing assume um papel fundamental na criação do computador moderno. E por isso Alan Turing é considerado o ‘pai da informática’.

Alan Turing nasceu a 23 de junho de 1912, em Inglaterra, e dedicou-se à matemática, criptoanálise, à lógica e computação. A sua obra permite-lhe ser considerado o pai desta ciência.

A consagração de Alan Turing chega quando este britânico completa 24 anos, projetando a máquina que, de acordo com um sistema formal, fazia operações computacionais. A máquina teórica de Turing abre caminho para poderosos sistemas.

Mais tarde, na II Guerra Mundial, Turing trabalhou em Bletchley Park, numa unidade especializada em códigos. Tornou-se o responsável máximo da secção de criptoanálise da frota naval alemã. Alan Turing acabaria por criar técnicas que permitiam decifrar códigos dos alemães, graças ao Colossus. Este computador tinha como objetivo, precisamente, a missão de perceber codificações alemãs secretas, criadas por uma máquina chamada ‘Enigma’.

Os códigos mudavam de modo frequentemente, o que levava Alan Turing a adaptar por diversas vezes o computador Colossus, exigindo, por outro lado, uma decifração rápida.

Depois daquele conflito mundial, Alan Turing exerceu funções no Laboratório Nacional de Física, localizado no Reino Unido, e cria um projeto pioneiro para um computador, com programa armazenado: o ACE. Turing viajaria, mais tarde, para os Estados Unidos, onde desenvolve um projeto de transmissão de dados transatlânticos de modo seguro.

O pai da computação dedicava-se, sobretudo, aos teoremas suscetíveis de comprovação e à Teoria da Computabilidade. A sua obsessão foi conseguir transportar para a prática toda a teoria da ciência da computação, bem como as suas aplicações. Alan Turing consegue as respostas iniciais em teoria, mas aplicá-las-ia mais tarde.

Uma vez que grande parte do seu trabalho foi realizado de modo oculto, na área de espionagem, apenas em 1975 Alan Turing pôde ser consagrado como o ‘pai da informática’.

Homossexual assumido, Alan Turing foi alvo de humilhação pública, em meados de 1950, e impedido de acompanhar estudos sobre computadores. A homossexualidade era ilegal no Reino Unido, sendo que o britânico foi julgado por “vícios impróprios” e condenado a tratamentos que provocaram o crescimento de seios.

Em 8 de junho de 1954, Turing é encontrado morto, na sua residência, em Wilmslow. Como causa da morte, envenenamento por cianeto. Um inquérito aponta para o suicídio, mas subsistem dúvidas sobre um homicídio. A mãe de Turing argumenta que a ingestão de cianeto foi acidental e provocada pelo “descuido” do filho, quando armazenava produtos químicos no seu laboratório.

A 11 de setembro de 2009, Gordon Brown, primeiro-ministro do Reino Unido em exercício, pede um perdão formal, em nome do Governo britânico, pelo tratamento preconceituoso e desumano dado a Alan Turing.

Hoje, a 23 de junho de 2012, no dia em que se assinala o centenário de Alan Turing, um doodle da Google recorda o pai da computação, vítima de discriminação. Lembra-se neste dia um cientista cuja obra permanece viva, 100 anos depois.

Em destaque

Subir