Mundo

Fundação Nobel reduz 20 por cento nos prémios para salvaguardar saúde financeira

premios_nobelEm comunicado, a fundação responsável pela atribuição dos Nobel anunciou hoje que pretende reduzir em 20 por cento a dotação dos seus prémios. Em causa está a necessidade de salvaguardar a saúde financeira da instituição, face à atual conjuntura económica.

Segundo a nota publicada pela instituição “O conselho de direção da Fundação Nobel fixou o montante de remuneração  dos prémios Nobel 2012 em oito milhões de coroas suecas (cerca de 900 mil  euros) por prémio”, o que equivale a uma redução de 20 por cento relativamente aos cerca de 10 milhões de coroas  suecas (cerca de 1,1 milhões de euros) atribuídos no ano anterior.

Ainda segundo a mesma nota informativa, esta medida visa “evitar pôr em perigo o capital [da Fundação] a longo prazo”, já que “os custos têm superado as entradas [de dinheiro]”. Acresce que os efeitos da atual crise financeira , que parecem não escapar à Organização, tornam urgente uma ação rápida: “É o momento de atuar. Podemos sempre voltar a subir outra vez a dotação, quando houver margem para isso”.

O capital que sustenta o financiamente dos prémios atribuídos anualmente- Medicina,  Física, Química, Literatura, Paz e Economia -, é suportado pelos investimentos deixados em testamento pelo seu fundador, Alfred Nobel (1833-1896).

Em destaque

Subir