Nas Notícias

Desemprego: OCDE revela que Portugal perdeu 300 postos de trabalho por dia

desemprego2De acordo com números da OCDE, a taxa de desemprego média dos países daquela organização situa-se nos 7,9 por cento. Portugal tinha 15,2 por cento em abril, segundo a mesma fonte, o que representa quase o dobro da média da OCDE. Entre março e abril, Portugal perdeu 300 postos de trabalho por dia.

De todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que fornecem dados sobre o desemprego, Portugal é o segundo com maior taxa, que se situava, em abril (dados divulgados agora), nos 15,2 por cento. Trata-se da segunda maior taxa de desemprego, apenas batida pela Espanha – a Grécia também tem mais desempregados, mas não apresenta os seus números.

A OCDE contabiliza em Portugal cerca de 823 mil pessoas sem emprego. Numa comparação entre os meses de março e abril, verifica-se que há mais 9000 desempregados. Ou seja, por dia, há 300 postos de trabalho que se perdem.

A taxa média de desemprego dos países da OCDE passou para 7,9 por cento em abril, exatamente a mesma taxa média de todo o primeiro trimestre do ano. Isto representa uma revisão em baixa das perspetivas daquela organização, que estimara que, neste período, os 34 países teriam 8,2 por cento de população desempregada.

Em destaque

Subir