Mundo

Fumo da poluição é tanto que na cidade de Harbin não há transportes nem aulas

smog 210smog china bigA cidade de Harbin, na China, está praticamente fechada. A poluição é tanta que nem permite ver o suficiente para que haja transportes. As escolas e vários serviços foram encerrados devido ao ‘smog’, uma espécie de nevoeiro produzido pelas partículas no ar.

Uma cidade no nordeste da China está em alerta vermelho devido à poluição atmosférica. A concentração de partículas no ar é tanta que Harbin está praticamente fechada desde ontem. Os voos foram cancelados devido à falta de visibilidade, o que motivou o encerramento dos aeroportos. Várias autoestradas foram também fechadas devido ao ‘smog’, o efeito em que a poluição é tanta que parece um nevoeiro.

Devido aos perigos da concentração de partículas poluentes no ar, muito superior aos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde, as escolas e vários serviços públicos foram também encerrados. De acordo com a Xinhua, a agência de notícias estatal, a cocentração atingiu os 500 microgramas por metro cúbico, mas a Reuters avança com o dobro. Ambos estão acima dos 300 microgramas que a OMS determinou como valor máximo e muito aquém dos 20 microgramas que a mesma entidade refere como limite diário.

O problema de Harbin foi a associação de “uma neblina forte” com “os primeiros trabalhos de aquecimento de edifícios”, como justificou Fang Li, diretor-adjunto do departamento municipal de proteção ambiental de Pequim: “Não se pode associar a poluição ao aquecimento de interiores, senão isto seria assim todos os invernos. Não é possível. Esse ‘nevoeiro da poluição’ é, acima de tudo, provocado pelas condições climáticas”.

O aquecimento de edifícios é um serviço estatal que, no caso desta cidade, abrange 65 por cento da população. O serviço costuma ter início em meados de novembro, sobretudo através da queima de carvão. O fumo emitida pelas centrais e fábricas é arrastado pelos ventos que sopram do deserto do Gobi, juntando-se ao fumo dos milhões de veículos que atravessam Harbin.

Segundo dados da Xinhua, a cidade superou em janeiro deste ano o limite de poluição em 45 vezes. Com 11 milhões de habitantes, Harbin é capital da província de Heilongjiang, no extremo nordeste da China. 

Em destaque

Subir