Fórmula 1

Fórmula 1: Ricciardo aproveita inicidente entre Mercedes e obtém terceira vitória

RicciardoBelgica214RicciardoBelgica214 600Daniel Riccardo alcançou a sua terceira vitória na Fórmula 1 ao impor-se este domingo no Grande Prémio da Bélgica. O australiano da Red Bull soube aproveitar da melhor maneira o desentendimento entre os dois pilotos da Mercedes no início da corrida.

Quando decorria a primeira volta, e depois de um mau arranque largando da ‘pole position’, Nico Rosberg procurava recuperar a liderança a Lewis Hamilton, e na travagem para a curva de Les Combes o alemão não evitou tocar com a asa dianteira do seu carro no do inglês.

Do contacto resultou um furo no pneu traseiro esquerdo de Hamilton que foi obrigado a rumar à boxe, enquanto Rosberg procurou limitar os estragos parando mais cedo para trocar o nariz do seu monolugar.

Este episódio acabou por promover Ricciardo à liderança, que o piloto de Perth conseguiu manter até final, apesar da aproximação de Nico Rosberg nas últimas voltas. Um resultado que esteve longe dos objetivos da Mercedes mas serviu os do alemão no campeonato, face ao abandono de Lewis Hamilton.

BottasBelgica204 600Longe dos dois primeiros, assistiu-se a uma interessante batalha pelos lugares seguintes, com Valtteri Bottas a emergir na terceira posição, depois de uma prova consistente por parte do piloto finlandês da Williams, que nas últimas voltas foi buscar o último lugar do pódio ao deixar para trás Kimi Raikkonen.

O finlandês da Ferrari realizou a sua melhor prova da temporada, pois embora tenha partido de uma posição mais recuada que o seu companheiro de equipa acabou por beneficiar da penalização imposta a Fernando Alonso, que foi assistido pelos seus mecânicos na pré-grelha quando todo o pelotão já tinha arrancado para a volta de formação. Algo proibido pelo regulamento.

Depois o piloto asturiano quis recuperar a todo o custo o terreno perdido mas sentiu imensas dificuldades para se chegar às posições cimeiras, e nas últimas voltas acabou por não resistir a Sebastian Vettel e aos dois pilotos da McLaren.

MagnussenBelgica214 600Jan Magussen rodou durante muito tempo à frente do campeão do mundo, que apesar de não conseguir acompanhar o andamento de Bottas e Rosberg logrou deixar para trás Alonso e os pilotos da McLaren perto do fim da corrida.

Classificação

1.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1h24m36,556s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 3,383s

3.º Valtteri Bottas (Williams) + 28,032s

4.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 36,815s

5.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 52,196s

6.º Kevin Magnussen (McLaren) + 54,262s

7.º Jenson Button (McLaren) + 54,580s

8.º Fernando Alonso (Ferrari) 1m01,162s

9.º Sergio Perez (Force India) 1m04,293

10.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m05,347s

Em destaque

Subir