Ralis

WRC: Erro de Jari-Matti Latvala dá primeira vitória a Thierry Neuville e à Hyundai

NeuvilleAlemanha314NeuvilleAlemanha314 600Thierry Neuville e a Hyundai alcançaram a sua primeira vitória (com o novo i20 WRC) no campeonato do mundo de ralis, ao triunfaram no Rali da Alemanha, que este fim-de-semana se disputou na região vinícola de Trier, junto à fronteira com a França.

É que depois de ter dominado os dois primeiros dias de prova, Jari-Matti Latvala acabou por sair de estrada na última jornada do rali, imitando o seu companheiro de equipa e rival na corrida ao título, Sebastien Ogier, que também tinha abandonado após despistes nas etapas anteriores.

A saída de estrada do finlandês da Volkswagen ocorreu na primeira das quatro classificativas que compunham esta última tirada, e de imediato promoveu Kris Meeke à liderança da prova. Mas o britânico da Citroën acabaria por também desperdiçar a oportunidade e embater com o seu DS3 WRC num muro na especial seguinte.

SordoAlemanha314 600Deste modo Neuville – que no primeiro dia quase destruiu o seu i20 WRC – viu-se promovido a líder, com 37 segundos de vantagem sobre o seu compangheiro de equipa Dani Sordo. Uma oportunidade que o belga não iria desperdiçar, conseguindo mesmo aumentar ligeiramente a diferença na derradeira Power Stage.

Isto significou que a Hyundai não apenas ganhou o seu primeiro rali com o i20 WRC, no ano do seu regresso ao campeonato do mundo de ralis. O mesmo é dizer que a equipa liderada por Michel Nandan comemorou no final da prova germânica juntamente com os seus dois pilotos.

O último lugar do pódio alcançado por Andreas Mikkelsen acabou por saber a pouco à Volkswagen. Pode dizer-se que à parte do norueguês poucos tiveram razão para comemorar na equipa chefiada por Jost Capito, pois o clima era de derrota pela primeira vez esta temporada.

Para a M-Sport ficaram as restantes posições do top cinco, com o jovem Elfyn Evans a aguentar o quarto posto diante do experiente Mikko Hirvonen. O galês fez por merecer o resultado, já que foi o mais rápido na Power Stage e recolheu os correspondentes três pontos.

EvansAlemanha314 600Classificação final

1.º Thierry Neuville (Hyundai) 3h07m20,2s

2.º Dani Sordo/Marc Martin (Hyundai) + 40,7s

3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 58,0s

4.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m03,6s

5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1m10,5s

6.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m22,7s

7.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 4m52,8s

8.º Dennis Kuipers/Robert Buysmans (Ford) + 9m18,1s

9.º Pontus Tidemand/Eric Axelson (Ford) + 11m35,4s

10.º Ott Tanalk/Rudi Molder (Ford) + 11m37,2s

Em destaque

Subir