Fórmula 1

Fórmula 1: Sebastian Vettel vence GP do Canadá

podio f1 canada 2013podio1 f1 canada 2013Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio do Canadá, disputado este domingo no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Uma prova que o campeão do Mundo liderou do princípio ao fim, tirando partido da ‘pole position’ e de uma correta estratégia de paragem nas boxes.

Quando se esperava que os pneus fossem dar problemas, já que as novas misturas da Pirelli só serão utilizadas numa das próximas corridas, a opção por apenas duas paragens resultou apenas para alguns dos primeiros classificados.

vettel f1 canada 2013Vettel conseguiu ganhar alguma vantagem inicial sobre Lewis Hamilton, e a partir daí passou a gerir a vantagem sobre o inglês da Mercedes, enquanto mais atrás Mark Webber conseguiu levar a melhor sobre Nico Rosberg, que tal como o seu companheiro de equipa não evitou a degradação dos pneus traseiros mais macios.

Apesar de um começo difícil com as misturas macias da Pirelli, Fernando Alonso conseguiu recuperar terreno quando montou as intermédias, e daí para a frente foi-se aproximando do quarteto da frente, primeiro deixando Rosberg para trás, depois Webber e finalmente Hamilton.

 

O espanhol da Ferrari só não foi a tempo de se aproximar de Vettel, que triunfou confortavelmente e assim reforçou o seu comando no campeonato. E Webber só não imitou Alonso passando Hamilton porque o australiano da Red Bull acabaria por ser vítima de um toque do Caterham de Giedo Van der Garde.

alonso f1 canada 2013Sem possibilidade de manter o andamento dos quatro homens da frente, devido aos seus problemas de pneus, Nico Rosberg conformou-se com a quinta posição, diante de um consistente Jean-Eric Vergne, o primeiro dos pilotos que ficaram a uma volta do vencedor.

O francês levou o melhor dos Toro Rosso a terminar entre os seis primeiros, e foi um dos beneficiados pelos problemas que obrigaram Kimi Raikkonen a uma penosa recuperação até ao nono posto. Resultado que fez o finlandês da Lotus perder a segunda posição no campeonato para Fernando Alonso.

Apesar de arrancar muito de trás na grelha de partida, em virtude de uma qualificação complicada, Paul di Resta levou o melhor dos Force India ao sétimo lugar final, tirando partindo da aposta em pneus intermédios em grande parte da prova.,

Em contrapartida Felipe Massa começou bem a corrida, recuperando várias posições depois do acidente da qualificação que o penalizou na grelha de partida, mas a partir do meio da corrida a estratégia não o favoreceu e o melhor que o brasileiro da Ferrari, que assim terminou na oitava posição.

Classificação

1.º Sebastian Vettel (Williams-Renault) 1h32m09,143s
2.º Fernando Alonso (Ferrari) + 14,408s
3.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 15,942s
4.º Mark Webber (Red Bull-Renault) + 25,731s
5.º Nico Rosberg (Mercedes) + 1m09,725s
6.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) + 1 volta
7.º Paul di Resta (Force India-Mercedes) + 1 volta
8.º Felipe Massa (Ferrari) + 1 volta
9.º Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) + 1 volta
10.º Adrian Sutil (Force India-Mercedes) + 1 volta
11.º Sergio Perez (McLaren-Mercedes) + 1 volta
12.º Jenson Button (McLaren-Mercedes) + 1 volta
13.º Romain Grosjean (Lotus-Renault) + 1 volta
14.º Valtteri Bottas (Williams-Renault) + 2 voltas
15.º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) + 2 voltas
16.º Pastor Maldonado (Williams-Renault) + 2 voltas
17.º Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) + 2 voltas
18.º Charles Pic (Caterham-Renault) + 2 voltas
19.º Tom Chilton (Marussia-Cosworth) + 2 voltas
20.º Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari) + 7 voltas

Em destaque

Subir