Nas Notícias

Dia de Portugal: Condecorações em Elvas, memórias de Camões, homenagem na Google

luis camoesdoodle dia de portugal 10 junho elvasComemora-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com Cavaco Silva, Presidente da República, a condecorar, em Elvas, 41 personalidades portugueses. Nesta data, assinala-se a morte do poeta Luís de Camões e enaltecem-se os feitos passados do povo português. O Dia de Portugal merece ainda uma homenagem da Google.

O Dia de Portugal assinala-se hoje, com diversas cerimónias, entre as quais se destaca a condecoração, por parte de Cavaco Silva, Presidente da República, de 41 personalidades, em Elvas.

A data da morte de Luís Vaz de Camões, em 1580, deu origem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Até ao 25 de abril de 1974, celebra-se a 10 de junho o Dia de Camões, de Portugal e da Raça. A partir da Revolução dos Cravos, a comemoração ganhou uma nova dimensão.

A origem do Dia de Portugal encontra-se nos trabalhos legislativos após a Proclamação da República, a 5 de outubro de 1910. Um decreto que definia os feriados nacionais é publicado, sendo que alguns feriados religiosos são eliminados, para reduzir a influência social da Igreja Católica e na criação de um Estado laico.

Luís de Camões assumia-se como um génio da Pátria, sendo que os republicanos atribuíam enorme importância ao 10 de junho, dia da morte do poeta. Curiosamente, a celebração da República tinha um cariz mais municipal. Este dia acabou por representar um modo de invocar as glórias camonianas.

O 10 de junho começa por ser particularmente exaltado com o Estado Novo e o Dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional. No entanto, ao contrário dos republicanos, que pretendiam um Estado laico, Salazar quis que Camões fosse símbolo nacionalista e propagandístico.

Antes da Revolução dos Cravos, 10 de Junho era o ‘Dia de Camões, de Portugal e da Raça’ (este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional, em 1944). A partir de 1963, esta data tornou-se também numa forma de homenagear as Forças Armadas. A Terceira República converte a celebração, em 1978, para ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas’.

A data merece um sublinhado da Google, que dedicou um doodle à efeméride. Hoje, a página principal tem um galo de Barcelos, que se tornou num símbolo de Portugal.

O que é um doodle?

Doodle é uma expressão que ganhou relevância desde que a Google passou a recorrer a esta forma de homenagear pessoas, ou assinalar datas e efemérides. Mas a palavra “doodle” já era utilizada no século XVII.

No maior motor de busca do mundo, diariamente surgem novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas.

Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

Veja o Google Doodle do Dia de Portugal:

doodle dia de portugal 10 junho elvas

Etimologicamente, a palavra ‘doodle’ tem duas origens: americana e britânica. Os americanos utilizam-na desde o século XVII, para chamar “tolo” ou “simplório”, como variante da palavra alemã “Dödel”.

Já a origem inglesa reporta-se à Guerra Revolucionária Americana, quando as tropas coloniais britânicas cantavam “Yankee Doodle”. Aqui, ‘doodle’ tinha um significado pejorativo e significa “fazer de tolo”.

Mais tarde, a partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas.

Hoje, 10 de junho, celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

Em destaque

Subir