Fórmula 1

Fórmula 1: Sauber revela o novo C33 sem objetivos definidos

sauber c33 21sauber c33A Sauber revelou o seu novo monolugar para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2014, que será guiado por Adrian Sutil e Esteban Gutierrez. Foi desde logo visíveis algumas semelhanças com o novo McLaren, mas sem o polémico ‘nariz’ deste.

De facto o novo carro de Hinwill possui uma dianteira mais consensual, embora recorrendo a um design muito semelhante na ‘asa’ dianteira ao visto no Ferrari F14 T.

“As mudanças radicais nas regras técnicas para 2014 significam que é ainda mais difícil do que o habitual fazer previsões para a nova temporada. Conhecemos o tipo de ‘pacote’ que reunimos e estamos felizes com o que conseguimos, mas é difícil de prever o que estão a fazer os nossos rivais”, afirmou Eric Gandelin.

O responsável pelo projeto C33 afirma ainda que o caminho seguido no design do carro permite o máximo de flexibilidade, de modo à Sauber poder reagir rapidamente, não pondo de parte a confiabilidade. Algo que Gandelin, acredita, só ter a certeza depois dos testes de pré-temporada, o primeiro dos quais será realizado em Jerez de La Frontera entre 28 e 31 deste mês.

Monisha Kaltenborn assume que a equipa não tem objetivos definidos para 2014, pelo menos até estarem concluídos os testes de pré-temporada, devido ao período de familiarização das equipas e pilotos com as novas unidades de potência 1.6 Turbo V6, alterações aerodinâmicas e funcionamento de diversos sistemas.

“Devido às mudanças radicais nos regulamentos técnicos as previsões são simplesmente impossível fazer nesta fase. Ainda mais do que em anteriores, qualquer impressão de como vão ser competitivas as equipas face às outras só vai emergir quando os testes de Inverno forem completados”, afirma a diretora desportiva da Sauber.

“Uma coisa é certa: Será essencial confiar no carro, especialmente no início da temporada. Deixamos para trás um ano muito complicado. O primeiro semestre de 2013, em especial, foi difícil para nós, mas a segunda metade permitiu-nos fazer progressos significativos. Aprendemos muito durante esse tempo e esperamos aplicar essas lições na nova temporada”, acrescenta Kaltenborn.

Em destaque

Subir