Fórmula 1

Fórmula 1: Reveladas causas para os problemas de Rosberg e Magnussen em Singapura

RosbergSingapuraIssues114RosbergSingapuraIssues114 600Foram reveladas as causas para os problemas mecânicos sentidos por Nico Rosberg e Jan Magnussen no Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1. No caso do alemão da Mercedes de uma substância que contaminou a coluna de direção e obrigou ao abandono, deixando o germânico a três pontos do seu companheiro de equipa Lewis Hamilton.

Segundo a equipa a contaminação veio de uma substância utilizada numa lubrificação normal de componentes antes de cada prova e não se manifestou até Rosberg tentar chegar formação da grelha, meia hora antes da corrida.

“Uma análise forense revelou que os circuitos eletrónicos da coluna de direção tinham sido contanidados por uma substância estranha. Isto ocorreu durante procedimentos normais antes de cada prova na fábrica, e a substância encontrada faz parte da assistência de rotina”, declarou a Mercedes num comunicado.

“Isto tem sido feito desde 2008 (seis temporadas) sem termos tido qualquer problema. A contaminção não foi visível e não se manifestou até domingo, quando Nico foi para a grelha, apesar da coluna ter sido durante todo o fim-de-semana e o carro ter funcionado normalmente no domingo de manhã. O resultado foi um curto-circuito intermitente”, acrescentou a equipa no mesmo documento.

Como consequência Nico não pôde acionar a embraiagem nem mudar as afinações do motor. O alemão acabou por retirar-se pois era insegurou fazer o pit-stop sem recurso à embraiagem. Novos componentes vão ser utilizados nas próximas corridas.

MagnussenSingapuraIssues114 600Já no caso de Kevin Magnussen os problemas sentidos relacionaram-se com uma tampa de radiador furada, que não permitiu que o ar fosse ventiado para o cockpit do dinamarquês, tendo a McLaren procedido a que tal problema não se repita no futuro.

Magnussen teve de se debater com um habitáculo sobreaquecido e água a fever no seu sistema de bebida a bordo, levando a que o piloto tivesse de receber tratamento após a corrida devido a pequenas queimaduras.

“O problema já foi resolvido e não irá suceder mais”, garantiu Eric Boullier, diretor desportivo da Mclaren, que acrescentou que a equipa aguarda que a Mercedes – fornecedora do motor – responda totalmente às razões que levaram ao abandono de Jenson Button, apesar de ter revelado que “havia um problema elétrico na unidade de potência”.

Em destaque

Subir