Fórmula 1

Fórmula 1: Nico Rosberg dá triunfo à Mercedes no arranque da temporada

rosberg podio australia 2014rosberg podio australia 2014Nico Rosberg venceu o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, que marcou o arranque da nova temporada em Melbourne. O piloto alemão dominou a corrida disputada no Circuito de Albert Park confirmando o favoritismo que era atribuído à Mercedes antes do começo do campeonato do Mundo.

Rosberg viu a sua tarefa facilitada pelo abandono precoce do seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, que detinha a ‘pole position’ mas que foi traído por problemas de motor no seu Mercedes – ficou a trabalhar em cinco cilindros devido a uma falha eletrónica.

A partir dessa altura Daniel Ricciardo passou a ser a maior oposição a Nico Rosberg, apesar do alemão da Mercedes acabar por se distanciar do australiano da Red Bull, que, para gáudio do público presente em Melbourne, acabaria por terminar em segundo na sua primeira corrida pela equipa campeã do Mundo.

O resultado de Ricciardo compensou a Red Bull do abandono precoce do campeão do Mundo Sebastian Vettel, devido a problemas de motor, que afetaram quase todos os outros carros equipados com Renault.

No entanto o resultado do australiano está pendente de uma investigação da FIA relativamente ao fluxo de combustível utilizado, pois há suspeitas que tenha excedido o máximo permitido pelo regulamento.

Kevin MagnussenKevin Magnussen terminou o seu primeiro grande prémio de sempre no pódio e foi a outra grande figura da corrida. O jovem dinamarquês da McLaren fez uma corrida notável depois de um excelente arranque, tendo mesmo chegado a ameaçar a terceira posição de Daniel Ricciardo.

Logo atrás terminou Jenson Button, que apesar de uma posição muito recuada na grelha de partida logrou uma excelente recuperação e contribuiu para um grande resultado de conjunto da McLaren.

Fernando Alonso foi o melhor piloto da Ferrari no quinto posto, mas não disfarçou as dificuldades que o novo carro de Maranello ainda tem. Por isso não só se mostrou incapaz de incomodar o trio da frente como posteriormente não conseguiu resistir a Button.

Valtteri Bottas E o espanhol poderia também não ter resistido a Valtteri Bottas se este não tivesse dado um toque no muro no início da corrida, que o fez furar um pneu e obrigar a uma segunda recuperação que o levou ao sexto lugar final. Um prémio de consolação para a Williams, que cedo perdeu Felipe Massa, abalroado pelo Caterham de Kamui Kobayashi quando o japonês ficou sem travões.

Nico Hulkenberg e Kimi Raikkonen fecharam o top dez. O alemão da Force India fez uma prova muito regular e só no final cedeu perante Bottas, enquanto o finlandês da Ferrari se debateu com enormes dificuldades para manter o seu carro em pista.

Classificação

1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h32m58,710s
2.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 24,525s
3.º Kevin Magnussen (McLaren) + 26,777s
4.º Jenson Button (McLaren) + 30,027s
5.º Fernando Alonso (Ferrari) + 35,284s
6.º Valtteri Bottas (Williams) + 47,639s
7.º Nico Hulkenberg (Force India) + 50,718s
8.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 57,675s
9.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 1m00,441s
10.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 1m03,585s

Em destaque

Subir