Fórmula 1

Fórmula 1: Lewis Hamilton impõe-se com dobradinha da Mercedes na Malásia

podio malasia gp2014malasia gp 2014Lewis Hamilton converteu em vitória a ‘pole position’ que detinha no Grande Prémio da Malásia de Fórmula 1. O inglês fez tudo bem, e depois de uma boa partida conseguiu construir uma boa vantagem sobre o seu companheiro de equipa Nico Rosberg, que dessa forma garantiu a ‘dobradinha’ para a Mercedes.

Hamilton, tal como a maioria da concorrência, apostou numa estratégia de três paragens nas boxes e dessa forma evitou qualquer surpresa mesmo no final da prova, quando a chuva chegou a ameaçar cair sobre o circuito de Sepang,

Já Rosberg, que arrancou da terceira posição da grelha, fez um arranque brilhante e logrou surpreender Sebastian Vettel, assumindo a segunda posição que manteve até final, seguindo depois o seu companheiro de equipa à distância. Resultado que mantém o alemão da Mercedes no comando do campeonato do Mundo de pilotos.

Apesar de um mau arranque, em que foi inclusivamente surpreendido pelo seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo, Vettel conseguiu recuperar a terceira posição que depois manteve até final. Mas apesar de lograr encurtar momentaneamente a diferença para Rosberg o alemão acabou mesmo por ter de se contentar com o último lugar do pódio.

Sebastian Vettel gp2014 600Infelizmente a Red Bull teve de se contentar com a terceira posição de Sebastian Vettel, já que um erro na terceira paragem de Ricciardo – quando o pneu dianteiro esquerdo do carro do australiano foi mal fixada – acabou por lhe estragar a prova, com a respetiva penalização a atirar o piloto de Perth para a cauda do pelotão.

Do azar de Daniel Ricciardo beneficiou Fernando Alonso para levar o melhor dos Ferrari à quarta posição, apesar do espanhol ser obrigado a um ‘forcing’ final para recuperar o lugar a Nico Hulkenberg, um dos poucos pilotos que apostou numa só paragem.

Jenson Button não teve uma exibição tão conseguida como em Melbourne, mas voltou a ser o melhor homem da McLaren ao terminar na sexta posição, ainda que no final tenha sentido grande oposição por parte dos dois pilotos da Williams.

Felipe Massa gp2014 600Felipe Massa terminou logo atrás do inglês, mas não sem alguma polémica, já que o brasileiro recebeu ordens da Williams para deixar passar Valtteri Bottas. O brasileiro não obedeceu, já que os seus pneus tinham apenas mais duas voltas de desgaste que os do finlandês.

Kevin Magnussen ainda conseguiu terminar no nono posto completando um razoável resultado de conjunto para a McLaren, apesar da penalização pela colisão inicial com Kimi Raikkonen, que condenou o finlandês da Ferrari a terminar fora dos pontos

 

Classificação

 

1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h40m25,974s

2.º Nico Rosberg (Mercedes) + 17,313s

3.º Sebastian Vettel (Red Bull) + 24,534s

4.º Fernando Alonso (Ferrari) + 35,992s

5.º Nico Hulkenberg (Force India) + 47,199s

6.º Jenson Button (McLaren) + 1m23,691s

7.º Felipe Massa (Williams) + 1m25,076s

8.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m25,537s

9.º Kevin Magnussen (McLaren) + 1 volta

10.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 1 volta

Em destaque

Subir