Fórmula 1

Fórmula 1: Kimi Raikkonen dita o ritmo no primeiro dia de testes em Jerez

KimiRaikkonen jerez 1KimiRaikkonen jerez 600Kimi Raikkonen foi o piloto mais rápido no primeiro dia de testes de pré-temporada de Fórmula 1, que se realizou esta terça-feira em Jerez de La Frontera, logo após a apresentação de alguns dos novos monolugares. Curiosamente um deles não foi o Ferrari F14 T, que o finlandês guiou pela primeira vez.

Raikkonen – utilizando um capacete pintado de vermelho, talvez em homenagem a Michael Schumacher – realizou a sua melhor volta em 1m27,104s, batendo por sete décimas de segundo Lewis Hamilton, cujo ‘batismo’ aos comandos do Mercedes W05 foi marcado por um grande acidente.

Mas, mais importante do que os tempos por volta foi o facto dos novos monolugares denotarem naturais problemas de juventude, sobretudo nos novos motores V6 Turbo. Ainda mais notórios no caso da McLaren, cujo M4-29 não conseguiu completar qualquer volta devido – suspeita-se – a ‘gremlins’ elétricos.

Já a campeã Red Bull rodou, mas pouco, com Sebastian Vettel a ir para a pista somente nos 15 minutos finais, sem se preocupar muito com tempos por volta, contrariamente a Hamilton, que cedo foi melhorando a sua referência (1m27,820s) no Mercedes.

Contudo uma falha na asa dianteira esteve na origem de uma aparatosa saída de pista contra a barreira de pneus, sem consequências para o piloto inglês, ainda que deixando a equipa de Brackley sem tempo para reparar o W05.

Na Williams Valtteri Bottas demorou muito para levar o novo FW36 para a pista, procurando conhecer as nuances do motor Mercedes. Mesmo assim o finlandês terminou a sessão com o terceiro registo, diante do Force India de Sergio Perez e o Toro Rosso de Jean-Eric Vergne, que também provocou interrupções nestes testes.

MaurcusEricsson 600

Esteban Gutierrez guiou o Sauber, completando as primeiras voltas do C33, tal como Marcus Ericsson no estranho Caterham (foto acima), cujo ‘nariz’ também impressionou, por ser estranho e ligeiramente diferente dos outros, com uma parte plana no tipo de um ‘bico’ que segue a tendência dos F1 deste ano.

Em destaque

Subir