Fórmula 1

Fórmula 1: FIA confirma continuidade de acordo com a Pirelli em 2014

PirelliContinues210PirelliContinuesA Federação Internacional do Automóvel deu o seu aval para a Pirelli para continuar a ser o fornecedor exclusivo de pneus da Fórmula 1 no próximo ano. O que deverá colocar um ponto final nas apreensões manifestadas pelo construtor italiano, que desesperava por um acordo e regras de pneus para 2014.

Jean Todt, presidente da FIA, disse recentemente que estava contente por a Pirelli poder prolongar o atual acordo que expira no final deste ano, pois essa era a vontade das equipas cumprindo certas condições.

Tudo indica que para desbloquear a situação foi essencial a assinatura de um novo Acordo da Concórdia, que permitirá a possibilidade da Pirelli continuar na F1 por mais cinco anos. O processo de concurso em 2015 permite também à FIA vir a anunciar um fornecedor exclusivo de combustível.

“Um dos aspetos notórios do novo Acordo da Concórdia 2013 é o novo concurso para a nomeação de fornecedores únicos de pneus e combustível para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Neste novo processo a FIA será confirmada como o órgão responsável pela condução deste processo”, afirma um comunicado da Federação Internacional do Automóvel.

“O detentor dos direitos comerciais terá o direto de levar a cabo as negociações com potenciais fornecedores, tendo em vista encontrar o fornecedor único selecionado a ser oficialmente nomeado pelo Conselho Mundial da (FIA)”, afirma ainda o documento.

Estas decisões seguem também no sentido de reduzir custos na disciplina máxima do automobilismo, com os fornecedores a preencherem os requisitos estabelecidos pelos responsáveis comerciais do campeonato.

Em destaque

Subir